Emily Blunt, Meryl Streep e Anne Hathaway, estrelas de "O diabo veste Prada", foram o charme da noite -  (crédito: Matt Winkelmeyer/Getty/AFP)

Emily Blunt, Meryl Streep e Anne Hathaway, estrelas de "O diabo veste Prada", foram o charme da noite

crédito: Matt Winkelmeyer/Getty/AFP

O filme “Oppenheimer” venceu a principal categoria na premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood – Screen Actors Guild Awards (SAG) –, realizada no sábado à noite (24/2), em Los Angeles. Levou o troféu de melhor elenco, mas quem “roubou” a cena foram Miranda Priestly e suas assistentes Andy e Emily. As personagens do filme “O diabo veste Prada”, lançado em 2006, ressurgiram no palco, em Los Angeles, e causaram comoção nas redes sociais.

 


O trio Meryl Streep, Anne Hathaway e Emily Blunt, que fez história vivendo esses papéis, voltou aos holofotes para apresentar a categoria de melhor ator em série de comédia, vencida por Jeremy Allen White, de “O urso”. As três brincaram como se 18 anos não tivessem se passado desde a estreia do filme.

 

 


“Meryl e Miranda Priestly são como irmãs gêmeas”, disse Blunt. A veterana negou, dizendo não ter nada a ver com a chefona de coração gelado da revista Runway. “Não, não, isso não era uma pergunta”, emendou Hathaway, deixando a colega desconcertada.

 


Na sequência, Blunt soltou uma das frases da temida personagem de Meryl. “É isso mesmo, mova-se em um ritmo glacial, você sabe como isso me emociona”, brincou.

 


O trio “quebrou a internet”, para ficar no jargão das redes. As atrizes e o filme de 2006 entraram na lista dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).

 

Elenco de "Oppenheimer" posa com troféus do SAG no Shrine Auditorium, em Los Angeles

Elenco de "Oppenheimer" posa com troféus do SAG no Shrine Auditorium, em Los Angeles

Robyn Beck/AFP

 

Greve histórica

 

Em ambiente festivo, o sindicato SAG-AFTRA, que representa 120 mil intérpretes, celebrou o sucesso de sua greve que terminou em novembro e durou vários meses. A categoria conseguiu aumentos salariais e proteções contra o uso da Inteligência Artificial (IA) pelos estúdios.

 


“Vocês sobreviveram à greve mais longa da história do nosso sindicato com coragem e convicção”, Fran Drescher, presidente do SAG-AFTRA.

 

 

 


Com o prêmio dado a seu elenco no SAG Awards, “Oppenheimer” é o grande favorito para a estatueta de melhor filme no Oscar, cuja cerimônia ocorrerá em 10 de março.

 


O drama de Christopher Nolan sobre o pai da bomba atômica também levou os prêmios de melhor ator (Cillian Murphy, que interpreta o cientista Julius Robert Oppenheimer) e de melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr). Este resultado vem se repetindo em várias premiações – Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice e Directors Guild of America, entre outras.

 

Lily e Da'Vine

 

Nas modalidades de cinema, Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”) venceu como melhor atriz e Da'Vine Joy Randolph (“Os rejeitados”) levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante.

 


Barbra Streisand, de 81 anos, recebeu o prêmio especial pelo conjunto de sua carreira, ovacionada pelo público.

 


Nas categorias de televisão, “O urso” dominou entre as séries de comédia, com prêmios de melhor elenco e para os protagonistas Jeremy Allen White e Ayo Edebiri.

 


Entre as séries de drama, “Succession” venceu como melhor elenco, enquanto Elizabeth Debicki levou o troféu de melhor atriz por “The crown” e Pedro Pascal o de melhor ator por “The last of us”.

 


A 30ª edição do SAG Awards foi a primeira premiação de Hollywood exibida pela Netflix para todo o planeta.


VENCEDORES DO SAG 2024


CINEMA

Melhor elenco: "Oppenheimer"

Melhor ator: Cillian Murphy, de "Oppenheimer"

Melhor atriz: Lily Gladstone, de "Assassinos da Lua das Flores"

Melhor ator coadjuvante: Robert Downey Jr., de "Oppenheimer"

Melhor atriz coadjuvante: Da'Vine Joy Randolph, de "Os rejeitados"

Melhor elenco de dublês: "Missão: Impossível – Acerto de contas: Parte 1”

 

TELEVISÃO

Melhor elenco de série dramática: “Succession”

Melhor ator de série dramática: Pedro Pascal, de "The last of us"

Melhor atriz de série dramática: Elizabeth Debicki, de "The crown"

Melhor elenco de série de comédia: "O urso"

Melhor ator de comédia: Jeremy Allen White, de "O urso"

Melhor atriz de comédia: Ayo Edebiri, de "O urso"

Melhor ator em minissérie ou filme para TV: Steven Yeun, "Beef"

Melhor atriz em minissérie ou filme para TV: Ali Wong, "Beef"

Melhor elenco de dublês: "The last of us”