O filme “Oppenheimer” venceu a principal categoria na premiação do Sindicato dos Atores de Hollywood – Screen Actors Guild Awards (SAG) –, realizada no sábado à noite (24/2), em Los Angeles. Levou o troféu de melhor elenco, mas quem “roubou” a cena foram Miranda Priestly e suas assistentes Andy e Emily. As personagens do filme “O diabo veste Prada”, lançado em 2006, ressurgiram no palco, em Los Angeles, e causaram comoção nas redes sociais.
O trio Meryl Streep, Anne Hathaway e Emily Blunt, que fez história vivendo esses papéis, voltou aos holofotes para apresentar a categoria de melhor ator em série de comédia, vencida por Jeremy Allen White, de “O urso”. As três brincaram como se 18 anos não tivessem se passado desde a estreia do filme.
“Meryl e Miranda Priestly são como irmãs gêmeas”, disse Blunt. A veterana negou, dizendo não ter nada a ver com a chefona de coração gelado da revista Runway. “Não, não, isso não era uma pergunta”, emendou Hathaway, deixando a colega desconcertada.
Na sequência, Blunt soltou uma das frases da temida personagem de Meryl. “É isso mesmo, mova-se em um ritmo glacial, você sabe como isso me emociona”, brincou.
O trio “quebrou a internet”, para ficar no jargão das redes. As atrizes e o filme de 2006 entraram na lista dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).
Greve histórica
Em ambiente festivo, o sindicato SAG-AFTRA, que representa 120 mil intérpretes, celebrou o sucesso de sua greve que terminou em novembro e durou vários meses. A categoria conseguiu aumentos salariais e proteções contra o uso da Inteligência Artificial (IA) pelos estúdios.
“Vocês sobreviveram à greve mais longa da história do nosso sindicato com coragem e convicção”, Fran Drescher, presidente do SAG-AFTRA.
Com o prêmio dado a seu elenco no SAG Awards, “Oppenheimer” é o grande favorito para a estatueta de melhor filme no Oscar, cuja cerimônia ocorrerá em 10 de março.
O drama de Christopher Nolan sobre o pai da bomba atômica também levou os prêmios de melhor ator (Cillian Murphy, que interpreta o cientista Julius Robert Oppenheimer) e de melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr). Este resultado vem se repetindo em várias premiações – Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice e Directors Guild of America, entre outras.
Lily e Da'Vine
Nas modalidades de cinema, Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”) venceu como melhor atriz e Da'Vine Joy Randolph (“Os rejeitados”) levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante.
Barbra Streisand, de 81 anos, recebeu o prêmio especial pelo conjunto de sua carreira, ovacionada pelo público.
Nas categorias de televisão, “O urso” dominou entre as séries de comédia, com prêmios de melhor elenco e para os protagonistas Jeremy Allen White e Ayo Edebiri.
Entre as séries de drama, “Succession” venceu como melhor elenco, enquanto Elizabeth Debicki levou o troféu de melhor atriz por “The crown” e Pedro Pascal o de melhor ator por “The last of us”.
A 30ª edição do SAG Awards foi a primeira premiação de Hollywood exibida pela Netflix para todo o planeta.
VENCEDORES DO SAG 2024
CINEMA
Melhor elenco: "Oppenheimer"
Melhor ator: Cillian Murphy, de "Oppenheimer"
Melhor atriz: Lily Gladstone, de "Assassinos da Lua das Flores"
Melhor ator coadjuvante: Robert Downey Jr., de "Oppenheimer"
Melhor atriz coadjuvante: Da'Vine Joy Randolph, de "Os rejeitados"
Melhor elenco de dublês: "Missão: Impossível – Acerto de contas: Parte 1”
TELEVISÃO
Melhor elenco de série dramática: “Succession”
Melhor ator de série dramática: Pedro Pascal, de "The last of us"
Melhor atriz de série dramática: Elizabeth Debicki, de "The crown"
Melhor elenco de série de comédia: "O urso"
Melhor ator de comédia: Jeremy Allen White, de "O urso"
Melhor atriz de comédia: Ayo Edebiri, de "O urso"
Melhor ator em minissérie ou filme para TV: Steven Yeun, "Beef"
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV: Ali Wong, "Beef"
Melhor elenco de dublês: "The last of us”