Beyoncé sampleia 'Aquecimento das danadas', depois de dançar funk e levar o passinho para o Rock in Rio, em 2013 -  (crédito: Instagram/reprodução)

Beyoncé sampleia 'Aquecimento das danadas', depois de dançar funk e levar o passinho para o Rock in Rio, em 2013

crédito: Instagram/reprodução

 

Em seu novo álbum, “Cowboy Carter”, a cantora Beyoncé sampleia um artista brasileiro. A faixa “Spaghetti” contém a melodia de “Aquecimento das danadas”, do DJ carioca O Mandrake, com participação do DJ Xaropinho. O álbum da diva americana chegou às plataformas nesta Sexta-Feira Santa (29/3).

 


“É o funk brasileiro rompendo fronteiras”, comemorou O Mandrake em sua página no Instagram. Ele disse que não foi procurado pela cantora, mas a Sony Music o contatou.

 


O funkeiro carioca revelou ter criado há 12 anos o som utilizado pela diva americana. E comemorou: “O DJ O Mandrake tem a honra de participar com o sample da faixa 'Aquecimento das danadas' feat. DJ Xaropinho no novo CD da Beyoncé na música 'SPAGHETTII'”.

 

 

DJ O Mandrake

DJ O Mandrake é veterano da cena do funk carioca

Instagram/reprodução

 


O Mandrake é veterano do funk carioca. Tem 47 anos, frequentou eventos do Furacão 2000 desde jovem, é filho de Marlene Povão, locutora da escola de samba Marlene Povão. Trabalhou com MC Leozinho e Valeska Popozuda.

 

 

Passinho no Rock in Rio

 

Não é de hoje que Beyoncé está atenta à cultura e à música criadas na periferia brasileira. Em 2013, ela dançou funk e levou o passinho para o palco do Rock in Rio, empolgando a multidão ao “mandar” o “Lelek lek”, funk que conquistou o Brasil naquela época.

 


Mais cedo, cantora postou em seu perfil a foto em que come espaguete com as mãos. “Porque todo mundo já sabe que 'Spaghettii' está realmente prestes a entrar no REPEAT”, comentou.

 

 


“Cowboy Carter” é o segundo capítulo do projeto de Beyoncé que começou com “Renaissance”, lançado em 2022.

 


“Me sinto honrada em ser a primeira mulher negra com a música número um na parada Hot Country Songs (da Billboard)”, escreveu ela no Instagram, mencionando “Texas Hold'Em”, lançada em fevereiro.

 


“Minha esperança é que daqui a alguns anos se torne irrelevante mencionar a raça de um artista no que se refere a gêneros musicais”, afirmou.

 

Homens brancos

 

Vale destacar que o country, abraçado por Beyoncé em “Cowboy Carter”, é ritmo dominado por homens brancos nos Estados Unidos.

 


“Mergulhei fundo na história da música country. As críticas que enfrentei quando entrei neste gênero pela primeira vez me forçaram a superar as limitações que me foram impostas”, afirmou ela. A cantora já havia flertado com o country em “Daddy lessons”, faixa do disco “Lemonade”, de 2016.

 


Oitavo álbum de estúdio da cantora, “Cowboy Carter” tem colaboração e referências a vários artistas da música country – Willie Nelson, Dolly Parton e Linda Martell, entre eles. (Com Folhapress)