Show de Madonna em Copacabana -  (crédito:  Fernando Maia/Riotur)

Show de Madonna em Copacabana

crédito: Fernando Maia/Riotur

SÃO PAULO, SP - Uma estimativa do Datafolha aponta que o espaço onde aconteceu o show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, comportava no máximo 875 mil pessoas, isto é, pouco mais da metade do público de 1,6 milhão que a Riotur, órgão de turismo da prefeitura, estimou ter assistido à apresentação no último sábado.

 

A reportagem procurou a Prefeitura do Rio por e-mail, WhatsApp e telefone, nesta quinta (9/5) e sexta-feira (10/5), mas não obteve retorno. Um posicionamento será adicionado à reportagem caso ele seja enviado.

 

A estimativa do Datafolha foi feita a partir da versão profissional do Google Earth, que possibilitou ao instituto calcular o perímetro que o público ocupava segundo fotos aéreas publicadas tanto pela prefeitura quanto pela reportagem e por agências de notícias como a Reuters.

 

 

As imagens mostram que as pessoas ocuparam uma área que ia desde o palco principal, em frente ao hotel Copacabana Palace, até as proximidades da avenida Princesa Isabel, onde estava o palco secundário em que o DJ Pedro Sampaio se apresentou após Madonna. O perímetro totalizou 125 mil metros quadrados.

 

O valor foi multiplicado por sete, o número máximo de pessoas que podem ocupar um metro quadrado, de acordo com o manual do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres, o CEPD, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

 

Segundo o documento da prefeitura, ainda, em um metro quadrado sete pessoas poderiam se acomodar espremidas, tendo dificuldade para se locomover, como é praxe em shows de grandes artistas como Madonna.

 

Por outro lado, em eventos de rua, nos quais as pessoas se movimentam, a densidade máxima apontada pelo CEPD é de quatro pessoas por metro quadrado. A utilização do número sete superestima essa densidade justamente para apontar a capacidade máxima da área ocupada.