Roger Corman apresentando o Grande Prêmio durante a cerimônia de encerramento da 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes em Cannes, em 27 de maio de 2023 -  (crédito: Valery HACHE / AFP)

Roger Corman apresentando o Grande Prêmio durante a cerimônia de encerramento da 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes em Cannes, em 27 de maio de 2023

crédito: Valery HACHE / AFP

O diretor e produtor americano de filmes B, Roger Corman, conhecido pelas suas centenas de produções de baixo orçamento e por dar a grandes estrelas de Hollywood os seus primeiros papeis, morreu aos 98 anos, informou a imprensa americana no sábado (11).

 

O cineasta morreu em sua casa em Santa Mônica, no estado da Califórnia, na quinta-feira (9), informou sua família à revista Variety.

 

Corman ganhou reputação por descobrir jovens talentos e lançou as carreiras de Martin Scorsese, Robert De Niro e Francis Ford Coppola. Também escalou Jack Nicholson para seu primeiro papel no cinema, em "The Cry Baby Killer" (1958).

 

 

"Seus filmes foram revolucionários e icônicos, e capturaram o espírito de uma época", afirmou a família em comunicado. "Quando questionado sobre como gostaria de ser lembrado, ele dizia: 'Eu era cineasta, só isso'".

 

O diretor se especializou em produções de baixo orçamento que se tornaram clássicos do cinema, como "A Loja dos Horrores" (1960) e uma série se adaptações de histórias de Edgar Allan Poe protagonizadas por Vincent Price. 

 

"Ele lançou muitas carreiras e liderou silenciosamente nossa indústria de forma importante", escreveu o ator Ron Howard na rede social X. 

 

Em 2009, Corman recebeu um Oscar Honorário da Academia.

 

O cineasta nasceu em Detroit em 1926 e começou em Hollywood como mensageiro da Twentieth Century Fox, antes de se tornar leitor de roteiros. 

 

Como produtor e diretor, ele tem mais de 500 filmes, de acordo com o banco de dados cinematográfico do IMDB, incluindo "The Fast and the Furious" (1955) e "Grand Theft Auto" (1977).

 

Veja abaixo, na íntegra, o filme O monstro do fundo do mar, de Roger Corman