A Postdamer Platz, em Berlim, clicada pelo fotógrafo experimental alemão Michael Wesely -  (crédito: Michael Wesely/reprodução)

A Postdamer Platz, em Berlim, clicada pelo fotógrafo experimental alemão Michael Wesely

crédito: Michael Wesely/reprodução

A fotografia não se limita a arte ou registro, é muito mais do que isso. Trata-se de um ato filosófico baseado na complexa relação entre o fotógrafo, o aparelho fotográfico e o mundo. Era assim que o pensador  tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920-1991) entendia essa linguagem.

 
As ideias de Flusser sobre a fotografia experimental serão tema de debate nesta terça-feira (18/6), às 19h, na Casa Fiat, que receberá Marc Lenot, crítico de arte do jornal francês Le Monde. Ele vai conversar com dois professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): Rodrigo Duarte, da Faculdade de Filosofia, e Cecília de Oliveira Costa, da Escola de Belas-Artes.

 

 

Lenot vai abordar o livro “Filosofia da caixa preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia”, de Flusser, e defender a importância da fotografia experimental ao romper limites e explorar novas possibilidades criativas.

 

 
A palestra tem entrada franca e inscrições devem ser feitas na plataforma Sympla. A Casa Fiat fica na Praça da Liberdade, 10, Funcionários.