Sutherland tem nome nas calçadas da fama de Hollywood e do Canadá -  (crédito: Ander Gillenea/AFP)

Sutherland tem nome nas calçadas da fama de Hollywood e do Canadá

crédito: Ander Gillenea/AFP

Morreu, nesta quinta (20/6), o ator Donald Sutherland, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo filho do artista, Kiefer Sutherland, ao portal norte-americano Deadline. Ele estava internado em Miami devido a complicações de uma doença não especificada.

 


 

Natural de Saint John, em New Brunswick, no Canadá, Donald Sutherland nasceu em 17 de julho de 1935 e acumulou mais de 200 participações no cinema e na TV ao longo de mais de 60 anos.


 

Nos primeiros anos de carreira brilhou como Capitão Hawkeye em MASH (1970) e, na última década, ficou conhecido internacionalmente pelas gerações mais novas no papel de Presidente Snow, em “Jogos Vorazes” (2012).

 

 

Sutherland teve uma carreira premiada. O canadense ganhou um Globo de Ouro pelo filme “Path to War”, um Emmy Award e um Globo de Ouro pela atuação na minissérie “Citizen X”. Em 2017, a Academia do Oscar o consagrou com um prêmio honorário, em homenagem às décadas de contribuição à teledramaturgia.

 

Sutherland deixa sua esposa Francine Racette; filhos Roeg, Rossif, Angus e Kiefer; filha Raquel; e quatro netos. Uma celebração privada será realizada pela família.

 

 

No X (antigo Twitter), o filho lamentou o falecimento de Donald: “Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida.”, escreveu


 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa