O 4º Fórum de Criação chega ao fim neste sábado (13/7), na Funarte MG, depois de promover reflexões sobre processos criativos de artistas por meio de oficinas, debates e residências. As cantoras Titane e Bia Nogueira, a atriz Laura Castro, o ator e diretor Rodrigo Jerônimo, Diane Ichimaru, integrante da Confraria da Dança de São Paulo, e a bailarina Irene Ziviani participam do evento.
“Chamamos a atenção para as etapas de investigação e pesquisa, as horas infinitas de trabalho que passamos na sala de ensaio”, explica Titane. “É o momento que, às vezes, antecede até a escolha dos temas que vamos trabalhar. Infelizmente, isso sempre foi pouco compreendido, reconhecido e valorizado. Porém, editais de estímulo à arte e à cultura vêm entendendo a importância dessas etapas”, diz.
O fórum é realizado pela Associação Campo das Vertentes, criada por Titane e pelo diretor de teatro João das Neves (1934-2018). Desta vez, o evento dá a autores que iniciaram projetos solitariamente na pandemia a oportunidade de concluí-los. Criações vêm sendo compartilhadas com outros autores e com o público. É o caso de Titane, Irene Ziviani, Laura Castro e Rodrigo Jerônimo.
“No encerramento, ficaremos juntos na Funarte para assistir a vídeos com os artistas que os produziram. Também vamos conversar sobre performances de duas atrizes que consideramos importantes, a Kátia Aracelle e a Michele Ferreira”, informa Titane. Haverá apresentação solo da bailarina Diane Ichimaru, às 19h.
Lelê
Titane exibirá vídeo sobre o lelê, a prática de improvisos dela. “Começo a cantar um lelê, ele vai se transfigurando em outra coisa e depois retorna de outra maneira. Meus improvisos dialogam com o reinado do Rosário. O lelê tem também um caráter indígena que surpreende até a mim mesma”, diz.
A atriz e cantora mineira Bia Nogueira fará o show ‘Respira” neste sábado, às 21h. Ela está presente em toda a trajetória da Associação Campos das Vertentes – das oficinas aos espetáculos.
“Bia, Rodrigo Jerônimo e outros artistas criaram o Grupo dos Dez”, destaca Titane, referindo-se ao coletivo que chamou a atenção com o musical “Madame Satã”, dirigido por João das Neves, que estreou em 2015 e circulou por capitais brasileiras.
Leia também: Grupo dos Dez apresentou em BH peça inspirada nas ideias de Angela Davis
Outro destaque do Fórum de Criação é o trabalho de três criadoras na maturidade. Irene Ziviani está completando 70 anos, Titane faz 64 no próximo dia 20 e Diane Ichimaru tem 59.
“Temos pensado sobre a condição da mulher artista em plena atividade na maturidade. Isso é um dado importante, sobre o qual precisamos refletir. É preciso entender que artistas maduros, principalmente mulheres, têm muito a dizer neste momento. Nós, como sociedade e civilização, não podemos abrir mão do dialogar com a maturidade”, conclui Titane.
4º FÓRUM DE CRIAÇÃO
Neste sábado (13/7), das 15h às 21h30, na Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta). Roda de conversa, exibição de vídeos, espetáculo de dança e show musical. Entrada franca. Informações: (31) 3213- 3084.