A atriz chinesa Cheng Pei-pei, conhecida por papéis nos longas O tigre e o dragão e Mulan, morreu aos 78 anos. A informação foi divulgada pela família dela, nas redes sociais, nesta sexta-feira (19/7).
O texto publicado no Facebook informou que Cheng morreu "pacificamente" na quarta-feira (17/7) e que em 2019 ela tinha sido diagnosticada com uma síndrome de parkinsonismo atípico e neurodegenerativa — uma doença rara com sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson — mas que não tinha tratamentos para retardar a progressão.
"A todos os seus amigos, colegas e fãs, obrigado por todo o apoio que lhe deram ao longo dos anos. Nossa mãe queria ser lembrada por como ela era: a lendária Rainha das Artes Marciais", diz um trecho do texto.
A família também confirmou que o cérebro da atriz foi doado para a Clínica Mayo para apoiar a busca por tratamentos e curas para distúrbios neurológicos.
Leia também: Ator de 'The Big Bang Theory' morre aos 94 anos
Entre os principais trabalhos de Cheng estão os filmes O grande mestre beberrão, O tigre e o dragão, que venceu quatro Oscars, e o live-action da Disney Mulan, onde interpretou a casamenteira.