"Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”, composição do mineiro Eulerson Rodrigues, o Sorongo, em parceria com Fred do Cavaco e o professor de literatura Wagner Donato, disputa o concurso promovido pela Portela para escolher o samba-enredo do carnaval de 2025, quando Milton Nascimento será homenageado na passarela carioca.

 


Será realizada neste domingo (28/7) à tarde, na quadra da Portela em Madureira, no Rio de Janeiro, a eliminatória com participação de 12 concorrentes, entre eles o samba de Sorongo.

 



 


“Sou mineiro, compositor de sambas, marchinhas e sambas-enredo e tenho vários trabalhos, não só na Portela. Este é o terceiro ano no qual participo na Portela. Baseados na história de Bituca e na sinopse que eles nos passaram, fizemos a letra e a melodia e entramos lá para competir”, diz Sorongo.

 


Os músicos Nino Antunes e Juninho Amaral participaram dos arranjos, estruturação e correção melódica. O samba mineiro será defendido pelo puxador carioca Igor Pitta. Eulerson e Fred também estarão lá para fazer os vocais.

 

Confira o clipe do samba "Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”:

 

 


Eulerson explica que foram classificadas 24 músicas. “Estamos entre eles. Já fizemos uma apresentação na quadra em Madureira. Neste domingo, voltaremos para defender o nosso samba. Se passarmos desta fase, voltamos para nos apresentar até a final, em 4 de outubro, quando restarão somente três."

 


“Tenho um parceiro que se chama Fred do Cavaco, compositor e músico amazonense. Como frequento muito o Amazonas, o conheci lá e criamos uma parceria que já vem de algum tempo", explica Eulerson. “Nosso samba já está lá e brigando para vencer", ressalta.

 

Leia também: Relembre a história da Portela

 


Eulerson conta que o outro parceiro, Wagner Donato, é escritor e pós-graduado em literatura. “Acaba que ele nos ajuda a dar uma enriquecida no conteúdo. Então, a estrutura da música, em termos de questões poéticas, também está muito rica. Na questão melódica, é um trabalho que eu e Fred fizemos e ficou muito bom”, afirma.

 


Eulerson diz que em 2022 participou do concurso da escola, quando o enredo era “100 anos da Portela”. “Ano passado, o enredo era ‘Um defeito de cor’, história bem interessante de uma mulher negra. Também fiz um samba. E este ano é Milton Nascimento. Estamos bem confiantes”, diz.

 


Eulerson informa que é empresário do segmento de logística. Diz que a música é um “hobby sério” para ele. “Não sou músico profissional. Canto, toco e até tenho trabalho musical, mas a minha prioridade,  profissionalmente, não é essa. Agora, o Fred é profissional da música em Manaus. A música faz parte da minha qualidade de vida. Não a vejo como brincadeira, é algo muito sério”, conclui.

 

VEJA A LETRA

 

“CANTAR SERÁ BUSCAR O CAMINHO QUE VAI DAR NO SOL”



(Eulerson Rodrigues, Fred do Cavaco e Wagner Donato)


Milton Nascimento do Rio de Janeiro, de Minas e do mundo
É travessia, o caminho que vai dar no sol
Vem Portela, a Sapucaí te espera
Vem mostrar o que o mundo consagrou
Leva o encanto, a fé na vida
A águia voa onde o povo está
Peito aberto, força e fé
Quem sabe isso quer dizer amor
Vem sambar, vem cantar
Na cidade do samba tem Bituca
Um moleque da magia
Quem voa no pensamento não fica
Oh, Deus salve o Oratório
Traz pra mim este cálice
De samba
Rompeu fronteiras
A voz de Deus
Canto de um negro entoou
Haja coração, é mais que emoção
Eu vou com a Portela, Eu vou
Milton... mil tons
Hoje é o dia, já vesti a fantasia
Lembrar do Clube da Esquina
É cantar, sorrir, sambar
Esse canto ilumina
Faz a Portela brilhar
O canto faz acontecer
O canto que me faz vencer

 

compartilhe