O rosto de Guilherme Fiúza Zenha no telão erguido no parque -  (crédito: Cecilia Amaral/EM/D.A Press)

O rosto de Guilherme Fiúza Zenha no telão erguido no parque

crédito: Cecilia Amaral/EM/D.A Press



O cinema também tem vez na Virada Cultural de BH. No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Espaço Gui Fiúza está homenageando, neste sábado (24/8), o cineasta mineiro Guilherme Fiúza, morto em maio, aos 55 anos, em decorrência de problemas cardíacos.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 


O telão montado na frente do lago convida o público a se sentar para curtir curtas e longas-metragens, entre eles a animação “Chef Jack: O cozinheiro aventureiro” (2023) e “O menino no espelho” (2014), ambos assinados por Fiúza. Esse último é adaptação do livro homônimo de Fernando Sabino.

 

 


Homenagem ao cineasta reuniu o irmão de Guilherme, Alexandre Fiúza, os amigos Cláudio Constantino e Júlia Nogueira, a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, e Airam Resende, presidente do Instituto João Ayres.

 

 

Filme "O menino no espelho", de Guilherme Fiúza, exibido ao ar livre no Parque Municipal de BH

Filme "O menino no espelho", de Guilherme Fiúza, foi exibido ao ar livre no Parque Municipal de BH

Cecília Amaral/EM/D.A Press

 


“Fazer audiovisual não é fácil, mas o Gui reunia todos os aspectos para tornar isso possível”, disse, emocionada, Júlia Nogueira, que responde pelo Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais (Sindav-MG), entidade que era dirigida por Guilherme.

 

Parque Municipal tem ampla programação nesta Virada Cultural

 


A programação do Espaço Gui Fiúza é a seguinte: às 23h deste sábado (24/8), curta “Mãos invisíveis”, de Millena Vieira; às 23h30, “O que pode o corpo”, documentário de Leo Barcelos; à 0h45, “Sofá verde”, curta de Ayron Borsari; à 1h05, “Nação comprimido”, de Bruno Carvalho; e, por fim, à 1h30 de domingo (25/8), “A hora vagabunda”, filme de ficção de Rafael Conde.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria