Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


O diretor e roteirista David Lynch revelou ter sido diagnosticado com enfisema pulmonar na última segunda-feira (5/8), confirmando uma reportagem da revista especializada “Sight and Sound”, que será publicada em setembro. Ele contou que não pode mais trabalhar como diretor de forma presencial, mas negou que a aposentadoria esteja nos planos. 

 


“Sim, tenho enfisema por causa dos meus muitos anos de fumo. Tenho que dizer que gostei muito de fumar, e eu amo tabaco - o cheiro dele, acender cigarros no fogo, fumá-los - mas há um preço a pagar por esse prazer, e o preço para mim é o enfisema”, escreveu nas redes sociais .

 




Co-criador de ‘Twin peakse diretor de filmes como ‘Veludo azul’ e ‘Cidade dos sonhos’,  Lynch disse que parou de fumar há mais de dois anos e que testes recentes mostraram que ele estava “em excelente forma, exceto pelo enfisema”. “Estou cheio de felicidade e nunca vou me aposentar”, disse. 


O diretor, de 78 anos, comentou que é improvável que comande um set novamente, mas que, se acontecer, será de forma remota. Na entrevista para a "Sight and Sound", o cineasta contou que não sai de casa, por medo de pegar Covid-19.


"Eu tenho enfisema por fumar por tanto tempo, e por isso estou preso em casa, gostando ou não. E agora, por causa da Covid, seria terrível, para mim, ficar doente, mesmo que seja um resfriado", revelou. Lynch ainda disse que só consegue "caminhar distâncias curtas antes de ficar sem oxigênio".

 

Ao longo da carreira, David Lynch recebeu três indicações ao Oscar de melhor diretor, por “O homem elefante”, “Veludo azul” e “Mulholland Drive” (Cidade dos sonhos).  Já com “Coração selvagem”, conquistou a Palma de Ouro de 1990 no Festival de Cinema de Cannes.

 

Em 2023, ele fez uma aparição especial como o personagem John Ford em “The Fabelmans”, de Steven Spielberg. O personagem aparece no final do filme, dando conselhos sobre produção cinematográfica a Sammy Fabelman, o protagonista da história.

compartilhe