Com imagens refletidas em espelhos, bailarinos usam a experimentação como elemento estético nas performances realizadas em espaços públicos -  (crédito: Ilana Lansky/divulgação)

Com imagens refletidas em espelhos, bailarinos usam a experimentação como elemento estético nas performances realizadas em espaços públicos

crédito: Ilana Lansky/divulgação

 

 


Neste mundo de constante avanço tecnológico e distância cada vez maior entre as pessoas, imersas em suas próprias particularidades, arte é sinônimo de conexão. Uma das formas de o artista captar a atenção do público, para além dos celulares, pode ser o estranhamento.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 


Pensando assim, a Quik Companhia de Dança estreia, neste sábado (14/9), a performance “O sopro do outro” e promete provocar o público. Letícia Carneiro, bailarina e fundadora da companhia, avisa: “Quem vier assistir a um espetáculo de dança não vai encontrar isso”.

 

 

 


Desde 2010, o grupo mineiro se apresenta em espaços urbanos. Desta vez, buscou expandir os próprios conceitos e experiências. Umas das novidades foi o convite a Marcelo Castro, fundador do grupo de teatro Espanca!, para dirigir a performance.


Parcerias


“A Quik tem um trabalho longo de investigação e de sair para as ruas, porém seguindo a linha da improvisação com música ao vivo e dança. Desta vez, pensamos em nos provocar. Chamamos o Marcelo, já com trabalho ligado às ruas, que trouxe as referências da artista Eleonora Fabião”, explica o bailarino Rodrigo Quik, também criador da companhia.

 

Rodrigo Quik e Letícia Carneiro: um casal comprometido com a dança

 


“O sopro do outro” é diálogo entre performance e dança totalmente impactado pela interação com o público, a partir da curiosidade e do estranhamento. Os quatro bailarinos – Letícia, Rodrigo e as convidadas Marise Dinis e Naline Ferraz – realizam ações simples, enquanto percorrem o espaço urbano, cada qual acompanhado de um objeto.

 

“Decidimos que cada bailarino seria o criador do seu programa, responsável por decidir o que usaria. Testamos várias coisas – movimentos, questionamentos e objetos. Cada um criou sua própria cenografia, e ela tem sentido naquela performance”, conta Rodrigo.

 

Letícia convida o passante a registrar em uma bandeira a coisa mais importante de sua vida. Rodrigo corre e salta pelo espaço, lançando um pó ao vento. Naline enche e solta sacos plásticos, tentando capturá-los. Marise carrega um espelho, compondo imagens a partir de paisagens ali refletidas. Cada performance funciona de modo individual e, ao mesmo tempo, coletivo.

 

Embora a estreia esteja marcada para este sábado (14/9), a equipe já experimentou as reações do público. A preparação, iniciada em abril deste ano, não se limitou a ensaios em espaços fechados, pois ocorreu nas praças e parques onde o quarteto vai se apresentar.

 

“Eu dizia que a gente não estava ensaiando, a gente já estava fazendo as ações. E fazíamos isso experimentando, de acordo com o espaço e interações iniciais com os passantes. Queremos realizar um trabalho que proponha o diálogo com o público, que o chame para uma relação”, afirma o diretor Marcelo Castro.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

 

“O SOPRO DO OUTRO”


Performance da Quik Companhia de Dança, com Letícia Carneiro, Rodrigo Quik, Marise Dinis e Naline Ferraz. Estreia sábado (14/9), às 16h, na Praça JK (Avenida dos Bandeirantes, 240, Sion). Acesso gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos.

 


PROGRAMAÇÃO

 


. Quinta (19/9)


14h30: Centro Cultural Venda Nova
Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários

 

. Dia 21/9


16h: Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Av. Afonso Pena, 1.377, Centro

 

. Dia 22/9


15h30: Centro de ReferênciaLagoa do Nado
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã

 

. Dia 25/9


19h15: Centro Cultural Salgado Filho
Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho

 

. Dia 26/9


14h: Centro de Referência da Pessoa Idosa
Rua Perdizes, 336, Caiçaras

 

. Dia 5/10


16h: Praça Floriano Peixoto
Avenida do Contorno, Santa Efigênia

 

. Dia 6/10


16h: Parque Jacques Cousteau
Rua Augusto José dos Santos, 366, Estrela do Oriente

 

 

OUTRAS ATRAÇÕES

 

• Aproxima

A Feirinha Aproxima é atração de sábado (14/9), a partir das 10h, no Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim), com acesso gratuito. Além das tradicionais barracas, haverá oficinas de culinária para crianças, com participação mediante ordem de chegada.

 


• Marília de Dirceu

Neste sábado (14/9), das 13h às 21h, serão comemorados os 87 anos da Praça Marília de Dirceu, em Lourdes. A programação terá música e delícias gastronômicas. Entrada franca.

 

• Primavera na Praça

No domingo (15/9), das 6h30 às 13h, a Praça Bagatelle, em frente ao Aeroporto da Pampulha, receberá o Festival Primavera na Praça, com Fanfarra Fantasia FM, Trem dos Onze, bateria da Bartucada e espaço kids com a animadora Rúbia Mesquita. Entrada franca.


• Sinfônica

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais leva o projeto Concerto nos Parques pela primeira vez a Nova Lima. O evento de domingo (15/9), às 10h30, será realizado no Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, na Chácara Bom Retiro. Voltado para as crianças, o repertório terá “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev. Entrada franca.