Soprano mineira Suelly Louzada vai se apresentar, neste sábado, na Igrejinha da Pampulha. No repertório,

Soprano mineira Suelly Louzada vai se apresentar, neste sábado, na Igrejinha da Pampulha. No repertório, "Ave-Maria" e "Creio em ti"

crédito: PMMG/DIVULGAÇÃO

 

Com mais de 20 anos de história, o Festival Internacional de Corais (FIC) é um evento que promove a integração entre diversas manifestações musicais, tanto populares quanto eruditas, resgatando o canto coral como parte importante do cenário cultural mineiro.

 

 

A 22ª edição do FIC teve início em junho deste ano, com uma programação que se estenderá até dezembro. Com o tema "Gerais", inspirado pela frase "Minas são muitas", de Guimarães Rosa, o festival destaca a riqueza das tradições e da diversidade de Minas Gerais.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

“Minas Gerais é um estado com uma pluralidade muito significativa e que merece ser sempre homenageada. A diversidade foi nossa inspiração e, com uma liberdade poética, eu digo que, além das apresentações musicais, o evento também celebra os belos horizontes que temos”, afirma o maestro e idealizador do festival, Lindomar Gomes.

 

Via Sacra

 

As primeiras apresentações desta edição levaram os corais até as estações de ônibus de BH, onde o público reagiu de forma calorosa aos shows, muitas vezes deixando de embarcar para prestigiá-los. Agora, o festival seguirá em uma espécie de "Via Sacra", com um circuito em santuários, igrejas e basílicas.

 

 

Neste sábado (5/10), o Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes se apresentará, às 16h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Grande BH.

 

No domingo (6/10), a soprano mineira Suelly Louzada e o pianista Alberth Holanda se apresentarão na Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha. No repertório, músicas sacras e litúrgicas, como a oração de São Francisco de Assis, “Ave-Maria” (Gounod e Bach) e “Creio em ti” (Gabriela Rocha). Além destas, a artista vai cantar sua própria composição, “Minas do meu coração”, lançada em 2017.

 

“O FIC é um evento com grande alcance atualmente, o que é muito bom para qualquer artista, mas, ao mesmo tempo, ele é genuinamente mineiro, feito por e para o povo deste estado. É uma oportunidade incrível poder homenagear a minha própria cultura dessa forma”, destaca Suelly.

 

 

Ela também comenta sobre a importância de um evento dedicado à arte coral.“Apesar de não participar neste concerto como coralista, iniciei a minha carreira em um coral, onde eu aprendi a cantar. A maioria dos cantores que conheço iniciaram suas carreiras assim, indo cantar despretensiosamente e descobrindo suas grandes vocações. Então, para mim, é muito significativo estar em um evento que dá uma visibilidade tão grande para as pessoas que têm essa vivência”, ressalta.

 

Sonho coletivo

 

Como a artista destaca, o FIC cresce a cada edição, trazendo corais, bandas, congados, orquestras e artistas de diversas partes do mundo como atrações principais. O que começou como um evento de uma semana, hoje se estende por mais de seis meses, acomodando uma programação de 150 grupos.
Lindomar Gomes atribui o sucesso do festival ao apoio popular que recebe.

 

“O Fernando Brant (1946-2015) me chamava de vendedor de sonhos, por conseguir manter o festival. Mas, além disso, digo que o evento existe pelo acolhimento e encantamento das pessoas pelo nosso trabalho, porque, infelizmente, sem patrocínios, ele se mantém com os braços e os abraços das pessoas. Falo com certeza que o FIC é um sonho coletivo e eu fico muito emocionado com isso”, destaca o maestro.

 

Cariúnas

 

Também amanhã, às 19h30, o Cariúnas vai apresentar o espetáculo musical "Rádio, nas ondas da emoção", no Sesc Palladium. Sob a direção de Kalluh Araújo e Santiago Fostes, e com adolescentes no palco, a performance celebrará a história do rádio no Brasil, com ênfase nas rádios Inconfidência e Itatiaia. O show também propõe uma reflexão sobre a relevância do rádio diante das transformações tecnológicas contínuas.

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS
Neste sábado (5/10), o Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes se apresentará, às 16h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade (Alto da Serra da Piedade, Caeté). Neste domingo (6/10), a soprano Suelly Louzada e o pianista Alberth Holanda se apresentarão, às 11h30, na Igreja São Francisco de Assis (Av. Otacílio Negrão de Lima, 3.000 – Pampulha). A programação do evento se estende até o dia 23 de dezembro e pode ser conferida no site https://festivaldecorais.com.br/. Entrada gratuita.

 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro