Fernanda Torres, em foto publicada no perfil The Academy, dos realizadores do Oscar -  (crédito: Sami Drasin/Reprodução)

Fernanda Torres, em foto publicada no perfil The Academy, dos realizadores do Oscar

crédito: Sami Drasin/Reprodução

O perfil oficial do Oscar no Instagram, o The Academy, publicou uma foto de Fernanda Torres nesta segunda-feira (18/11). O registro fotográfico foi feito durante o Academy Governor Awards. O evento — apresentado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Ampas) — aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, nesse domingo (17/11), para celebrar profissionais da indústria cinematográfica.

 

 

Aclamado pela crítica internacional, ‘Ainda Estou Aqui’ tem direção de Walter Salles e pode ser indicado ao maior prêmio do cinema mundial. Desde “Central do Brasil” (1998), do mesmo diretor, o Brasil não é indicado ao Oscar.

 

 

Agora, com a publicação da Academia enaltecendo a protagonista do longa-metragem, fãs brasileiros inundaram os comentários e até apontaram uma possível indicação na categoria de Melhor Atriz. “Se depender da quantidade de comentários, o Oscar já é dela!”, escreveu um internauta. “A indicação vem aí!”, publicou outro.

 

 

Até o próprio administrador da página respondeu a um dos comentários: “She is MOTHER” (Ela é MÃE) — uma alusão à personagem Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, o autor do livro em que o longa se baseia.

 

Na trama, Eunice, que cuidou dos cincos filhos sozinha, trava uma batalha para descobrir o que realmente aconteceu com o marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Engenheiro civil e deputado federal, Paiva teve seu mandato cassado em 1964 após o golpe militar. Em 1971, ele foi preso e torturado até a morte em uma unidade do DOI-CODI no Rio de Janeiro.

 

'Ainda Estou Aqui' estreou nas salas de cinema brasileiras em 7 de novembro. A primeira exibição, porém, aconteceu na 81ª edição do Festival de Veneza, em 1º de setembro. No 7 do mesmo mês, o longa levou o prêmio de melhor roteiro (Murilo Hauser e Heitor Lorega). Em seu discurso de agradecimento, os roteiristas dedicaram o prêmio a Fernanda Torres. O festival teve 21 filmes na disputa pelo Leão de Ouro. “Ainda Estou Aqui” foi o único título brasileiro na competição.

 

Nesta segunda-feira, a Sony Pictures Brasil, responsável pela distribuição, informou que o filme já foi assistido por mais de um milhão de pessoas. O faturamento até agora foi de R$ 23,5 milhões.