Os saberes tradicionais, o artesanato característico, a poesia e a culinária dos vales do Jequitinhonha e Mucuri estarão em destaque na segunda edição do projeto Encontro dos Vales – Cultura e Sabores, que será realizado desta sexta-feira (29/11) até domingo, no Mercado de Origem Santa Tereza.
Além da exposição de produtos de cerca de 130 artesãos dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte do estado, violeiros e cantadores farão apresentações gratuitas, e poetas vão declamar seus versos. Haverá ainda barracas oferecendo comidas típicas da região, com a presença garantida de cachaça e carne de sol.
“Os vales do Jequitinhonha e Mucuri, e o Norte de Minas são regiões muito ricas culturalmente”, afirma Rubinho do Vale. “Ao mesmo tempo em que temos características muito semelhantes, também temos diferenças enormes.”
Ele exemplifica: “Se você analisar, por exemplo, a música que o Paulinho Pedra Azul faz é muito diferente da que o Wesley Pioest faz. O Paulinho é romântico, um seresteiro. Já o Wesley é mais próximo do que chamamos de MPB, é como se fosse um Chico Buarque do Vale”.
Rubinho é a principal atração desta sexta. Ele subirá ao palco com repertório que transita por toda a sua discografia, remontando ao álbum de estreia, “Tropeiro de cantigas” (1982), gravado de maneira independente, até “Estrada” (2012), passando, claro, por “A alma do povo” (1998) e “Viva o povo brasileiro” (2000). A apresentação contará com participação especial do músico Davi Botelho.
Saulo Laranjeira
No sábado, o destaque será o humorista, cantor e compositor Saulo Laranjeira. Conterrâneo de Paulinho Pedra Azul, ele vai aproveitar o espaço para cantar canções dos discos “Minas da Lua” (1985), “Jeito Sonhadô” (1988) e “Sal” (1994); e, “provavelmente, declamar um poema ou interpretar algum personagem”, conforme adianta.
“O fortalecimento da nossa cultura é importantíssimo”, diz ele. “Num encontro desses, a gente consegue mostrar todo o leque das expressões culturais da nossa região”, acrescenta.
No domingo, serão realizados shows de Wilson Dias, Tadeu Franco, Bilora e Pereira da Viola, entre outros.
“Somando os três dias de evento, teremos 27 shows acontecendo à tarde e à noite”, diz Gonzaga Medeiros, um dos organizadores do festival. “Estamos mostrando uma cultura que, embora faça parte do nosso estado, é desconhecida por muitos mineiros.”
ENCONTRO DOS VALES – CULTURA E SABORES
Feira de artesanato, comidas típicas e apresentações musicais típicas dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Desta sexta-feira (29/11) a domingo (1º/12), das 10h às 22h, no Mercado de Origem do Santa Tereza (Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza). Entrada franca.
MÚSICA AO VIVO
Confira a agenda de shows dos três dias do evento
Sexta (29/11):
13h – Kamila Gomes
14h – Olga Lívia
15h – Letícia Leal
16h – Déa Trancoso
17h – Sérgio Moreira
18h – Volber Maciel
19h – Titane
20h – Saldanha Rolim
21h – Rubinho do Vale
Sábado (30/11):
13h – NSousa
14h – Efrahim Maia
15h – Carlos Farias
16h – Augusto Cordeiro
17h – Beatriz Farias
18h – Airton Prates
19h – Saulo Laranjeira
20h – Tino Gomes
21h – Lucinho Cruz
Domingo (1º/12):
13h – Karyn Dias
14h – Anna Macedo
15h – Hendrick Souza
16h – Wilson Dias
17h – Foka Senna e Ronize Barbosa
18h – Tadeu Franco
19h – Cícero Gonçalves
20h – Bilora
21h – Pereira da Viola