Com um ano movimentado nos cinemas, é comum que o público recorra as ferramentas de busca para saber mais sobre cada produção, descobrir onde estão disponíveis, a quais prêmios estão concorrendo ou quais as polêmicas envolvidas.
Por isso, o Google Trends divulgou recentemente os dados sobre os 10 filmes mais pesquisados no Brasil ao longo deste ano. Confira a seguir a lista completa das produções.
1. "Divertidamente 2"
Continuação do sucesso que estreou em 2015, o filme traz as emoções de dentro da mente da menina Riley, que tenta lidar com seu crescimento e a temida fase da adolescência. Dessa vez, os clássicos Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho perdem seu espaço na mente para novos sentimentos, muito mais negativos que os anteriores, como a Inveja, a Vergonha, o Tédio e, claro, a Ansiedade.
O longa se tornou a maior bilheteria de 2024, conquistando também uma posição entre as dez maiores bilheterias de todos os tempos, com uma arrecadação de US$ 1,6 bilhão (cerca de R$ 9,37 bilhões).
2. "Deadpool & Wolverine"
Terceiro filme da franquia "Deadpool", o filme estrelado por Ryan Reynolds ganhou o público com a nostalgia, trazendo de volta o personagem Wolverine (Hugh Jackman). O X-men teve um final considerado trágico pelos fãs no desfecho de "Logan" (2017), mas retorna de forma mais caricata nesta comédia.
3. "Ainda estou aqui"
O filme brasileiro é adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, em que ele conta a história de sua família pela visão da mãe, Eunice Paiva, sobre o desaparecimento do pai durante a ditadura militar brasileira.
Dirigido por Walter Salles, com Fernanda Torres e Selton Mello nos papeis principais, o filme está na corrida por uma vaga no Oscar, além de ter sido recém-indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor filme Estrangeiro e Melhor Atriz (pela performance de Fernanda).
- "Ainda estou aqui": o intenso ontem de Walter Salles
- Onde e quando os filmes que concorrem ao Globo de Ouro estarão disponíveis
4. "A forja"
O drama cristão conta a história de Isaiah, um jovem de 19 anos sem planos para o futuro. Pressionado pela mãe, que o cria sozinho, para procurar um emprego, ele encontra um chefe que se torna um mentor de vida. Com pouco mais de duas horas, a trama fala sobre fé, renúncia e perdão.
A produção teve um desempenho mediano de público ao redor do mundo, mas se destacou no Brasil. Os espectadores brasileiros representaram 78% da bilheteria internacional total do filme.
5. "Meu malvado favorito 4"
Dentro da franquia que já gerou mais de seis filmes, incluindo as produções sobre os minions, lançadas em 2015 e 2022, o longa foi uma das animações mais bem sucedidas de 2024. Desta vez, Gru (Steve Carrell) ganha mais um integrante em sua família. Após adotar Edith, Margot e Agnes, ele tem seu primeiro filho com a esposa Lucy.
6. "Oppenheimer"
Dirigido por Christopher Nolan, o filme conta a história de J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Com um grande elenco e uma fotografia impactante, o filme destaca os desafios morais e jurídicos vividos pelo protagonista.
No Oscar deste ano, a produção se consagrou como a maior vencedora com sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Cillian Murphy.
7. "Planeta dos macacos: O reinado"
Em um futuro distante dos acontecimentos do último filme da franquia, lançado em 2017, esta produção destaca um mundo em que macacos dominaram os espaços e começaram a escravizar humanos, distorcendo os ensinamentos de Caesar (Kevin Durand).
8. "Pobres criaturas"
Ficção científica de Yorgos Lanthimos, é baseada no romance "Frankenstein" de Mary Shelley. Na trama, um cientista, ao presenciar o suicídio de uma mulher grávida, opta por reacordá-la, mas, desta vez, com o cérebro do bebê em sua cabeça.
O filme foi o segundo maior vencedor do Oscar de 2024, ficando atrás apenas de "Oppenheimer". Entre os quatro prêmios conquistados, a obra rendeu para Emma Stone sua segunda estatueta de Melhor Atriz.
9. "Todos menos você"
Com Sidney Sweeney e Glenn Powell nos papeis principais, o filme foi considerado por muitos como o pivô para o retorno das comédias românticas, famosas dos anos 2000 a 2010
No Tik Tok, por exemplo, os usuários fizeram com que o single "Unwritten", lançado por Natasha Bedingfield em 2004, retornasse às paradas de sucesso.
Nesta trama, Bea e Ben saem juntos por uma noite, mas, após alguns desentendimentos, se tornam inimigos mortais, até precisarem se encontrar no casamento das irmãs.
10. "Saltburn"
Misturando thriller psicológico com comédia ácida, o filme dirigido por Emerald Fennell gerou diversas discussões online sobre suas estranhas cenas sexuais, inclusive com caráter mórbido.
Protagonizado por Barry Keoghan e Jacob Elordi, o longa acompanha um jovem universitário excluído que, ao conhecer o aristocrata Felix Catton, inicia uma jornada de crescente obsessão.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia