A exposição “Paisagens da alma mineira”, com obras da pintora, retratista e muralista Yara Tupynambá, será inaugurada nesta quinta-feira (12/12), às 11h, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro). A mostra estará aberta ao público a partir de sexta (13/12) e segue em cartaz até 23 de fevereiro.
Com curadoria do Instituto & Memorial Yara Tupynambá, a mostra – uma retrospectiva individual da artista – apresenta 121 obras, entre pinturas, gravuras, objetos, estudos, desenhos e registros fotográficos que documentam a produção da artista.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Os temas abrangem o cotidiano, a espiritualidade e a cultura mineira, em um panorama que explora a profundidade e a universalidade da obra de Yara Tupynambá.
Eixos
“Paisagens da alma mineira” é composta por sete setores, proporcionando uma imersão profunda no universo da muralista. São eles: Autorretratos (introdução ao olhar introspectivo e à narrativa pessoal da artista), Território Mineiro (paisagens e personagens marcantes de Minas); História e Memória de Minas Gerais (retratos da Inconfidência Mineira e outros eventos históricos); Arte e Tradição (festas populares como os Catopês e as festividades de São João), Audiovisual (processo criativo de Yara); Processos (estudos, gravuras e murais); e Sala Educativa Colaborativa (espaço interativo).
- O empresário Jorge Gerdau lança livro hoje em BH
- "As polacas" narra inferno de exiladas obrigadas a se prostituir no Brasil
A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h. Informações: (31) 3236-7307 ou no site do Palácio das Artes.