Os pré-indicados à 97ª edição do Oscar foram anunciados nesta terça-feira (17/12) pela Academia de Ciências Cinematográficas. Confirmando as expectativas, o filme brasileiro “Ainda estou aqui” figura entre os 15 longas da chamada “shortlist” na categoria de Melhor Filme Internacional.
- Fernanda Torres atraiu a atenção de Hollywood, diz The New York Times
- 'Ainda estou aqui' está garantido no Oscar? Veja as etapas que faltam
Os indicados nesta primeira etapa ainda disputarão uma das cinco vagas oficiais da premiação. O resultado final será divulgado no dia 17 de janeiro, quando sairá a lista completa de todas as categorias, incluindo Melhor Atriz. Já a cerimônia de premiação acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua família, “Ainda estou aqui” acompanha a vida de Eunice Paiva (Fernanda Torres) e seus cinco filhos após o desaparecimento de Rubens Paiva (Selton Mello). O longa já acumula mais de 2,5 milhões de espectadores no Brasil.
Além de estar entre os pré-indicados ao Oscar, o filme também disputa o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Award. Dirigido por Walter Salles, “Ainda estou aqui” foi premiado com o Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza.
Confira a lista dos 15 pré-indicados na categoria de Melhor Filme Internacional:
"Ainda estou aqui" (Brasil)
"Une langue universelle" (Canadá)
"Ondas" (República Tcheca)
"A garota da agulha" (Dinamarca)
"Emilia Pérez" (França)
"A semente do fruto sagrado" (Alemanha)
"Snerting" (Islândia)
"Kneecap - Música de liberdade" (Irlanda)
"Vermiglio" (Itália)
"Straume" (Letônia)
"Armand" (Noruega)
"From ground zero" (Palestina)
"Dahomey" (Senegal)
"Como ganhar milhões antes que a avó morra" (Tailândia)
"Santosh" (Inglaterra)