O repertório de “A gente merece”, novo álbum do cantor e compositor carioca Leo Russo, reúne a nata do samba: Rildo Hora, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Cartola, Wilson das Neves, Paulo César Pinheiro, Luiz Carlos da Vila e Wilson Moreira.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Entre as 14 faixas, “João do Meier” homenageia o sambista carioca João Nogueira (1941-2000). “Sempre fui muito fã dele, desde criança, além de Zeca Pagodinho, Chico Buarque e Cartola. Ouvi muito João e Zeca”, conta Leo. A letra cita as ruas do bairro carioca do Meier, onde Nogueira nasceu e criou o Clube do Samba.

 



 

Com 14 faixas, o álbum traz as participações de Raimundo Fagner, Xande de Pilares, Mauro Diniz, Moacyr Luz e Toninho Geraes. Os arranjos são assinados por Rildo Hora, Paulão Sete Cordas e Alessandro Cardozo.

 

 

“Eu estou completando agora 15 anos de carreira. Tinha dúvidas sobre o meu 'start', o início de tudo. Achava que a contagem partia do primeiro álbum, mas alguém me disse: 'É quando se recebe o primeiro cachê'. Então, a carreira começou em 2009, quando fiz um show de abertura na Lapa, no Rio de Janeiro”, diz.

 

 

O primeiro disco de Leo Russo, batizado com o nome dele, foi lançado em 2013. Produzido pelo respeitado Rildo Hora, contou com a participação de Beth Carvalho (1946-2019), que o artista considera sua “madrinha”.

 

 

 


“De lá para cá, tenho feito vários shows pelo Brasil. Em 2017, participei do Prêmio da Música Brasileira com o álbum 'Canto do Leo', mas perdi para Roberto Carlos”, afirma Russo, que venceu o concurso de novos talentos do Carioca da Gema, na Lapa.

 

Intérprete e compositor, o carioca gosta de cantar músicas de autores de quem é fã, o que faz em seu novo disco. Inclusive, guarda consigo parcerias com mestres do samba, como o portelense Monarco (1933-2021). “Era um amigo querido. Segundo a viúva, dona Olinda, a última música que ele fez foi comigo, 'Cadê você, paixão'. Gravei essa com a participação do Mauro Diniz, filho dele”, comenta.

 


Com Moacyr Luz, outro bamba, Russo compôs “Isabella”. “É um partido-alto que adorei, Moa é um craque”, diz. Leo também é parceiro de Xande de Pilares.

 

“Fiz sete músicas com o Xande, mas só três entraram no novo álbum. Uma delas, o Fagner mandou a melodia, eu e o Xande colocamos a letra. É um samba lindo chamado 'Coração sem par'”. As outras duas são “Encanto encantador” e “Nem que”.

 

A faixa-título “A gente merece”, parceria de Russo com Leo Peres, traz mensagem positiva, ele ressalta. “A gente merece sonhar, merece o lugar perfeito e merece o amor. A gente merece samba, merece ouvir Luiz Carlos da Vila e Cartola, que regravei nesse álbum. Merece ouvir Wilson Moreira, saudoso compositor que também regravei agora. A música dele, 'Alô gatinha', era do repertório do Zeca Pagodinho nos anos 1990”, comenta.

 

Fagner em ritmo de samba

 

Outra canção do disco de Russo é um sucesso de Fagner: “Revelação”, de Clodo Ferreira. “Gravei essa em ritmo de samba, já vinha cantando a música em meus shows. Tenho muitas raízes nordestinas, principalmente no Ceará”, conta.

 

O belo-horizontino Toninho Geraes também está presente no álbum, cantando “Encanto encantador” com Leo Russo. 


“A GENTE MERECE”

• Disco de Leo Russo
• 14 faixas
• Disponível nas plataformas digitais

compartilhe