Em 1992, campanha da Benetton retratou o drama da Aids com o militante David Kirby no leito de morte -  (crédito: Oliviero Toscani/Benetton/reprodução)

Em 1992, campanha da Benetton retratou o drama da Aids com o militante David Kirby no leito de morte

crédito: Oliviero Toscani/Benetton/reprodução

 

 

O fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, que ficou famoso por suas campanhas provocativas para a marca Benetton, morreu ontem, aos 82 anos, após uma longa e rara doença incurável.

 

 


Em agosto de 2024, Toscani anunciou que sofria de amiloidose, que cria depósitos de proteínas insolúveis nos tecidos. Explicou que havia perdido 40kg em um ano.

 


“Não tenho medo de morrer, desde que não seja doloroso”, declarou ele em entrevista ao jornal Il Corriere della Sera.

 

 


“É com imensa tristeza que anunciamos hoje, 13 de janeiro de 2025, que nosso amado Oliviero começou sua nova jornada”, escreveu a família no Instagram.

 

 

Fotógrafo Oliviero Toscani sorri, de braços cruzados, à frente de tela que exibe campanha publicitária feita por ele para a grife Benetton

Morte de Oliviero Toscani, que inovou no mercado publicitário mundial, foi causada pela amiloidose, doença incurável que o fez perder 40kg em um ano

Dieter Nagl/AFP/6/5/2010

 

 

Pouco depois, a Benetton reagiu ao anúncio. “Para explicar certas coisas, palavras não bastam. Foi isso que você nos ensinou. Adeus, Oliviero. Continue sonhando”, publicou a empresa italiana no Instagram, junto de uma foto tirada pelo artista.

 


Nascido em 28 de fevereiro de 1942 em Milão, Oliviero Toscani fez carreira partindo da provocação e do escândalo com campanhas publicitárias para o grupo de roupas italiano Benetton, iniciadas em 1983.

 


Entre as criações que chamaram a atenção do mundo estão as imagens da mulher negra amamentando uma criança branca (1989); da freira beijando um padre (1991); do homem moribundo sofrendo de Aids (1992) – era o ativista David Kirby, ao lado da família, em seu leito de morte; de condenados à morte nos Estados Unidos (2000); e de uma garota anoréxica (2007).

 

 

Papa e imã beijam na boca em campanha publicitária da Benetton

Em 2011, Benetton fez anúncio com o beijo na boca do papa e do imã

Oliviero Toscani/Benetton/reprodução

 


“Odeio a fotografia artística”, disse Toscani em 2010. “A foto se torna arte quando provoca uma reação, seja por interesse, curiosidade ou atenção.”

 


Várias campanhas do fotógrafo para a Benetton foram proibidas na Itália e em outros países. Em 2011, ao retornar à provocação de suas origens, o grupo causou rebuliço com fotomontagens de personalidades mundiais se beijando na boca, incluindo o papa e um imã.

 

 

Foto de padre e freira se beijando na campanha publicitária da Benneton, criada por Oliviero Toscani

Em 1991, beijo de padre e freira irritou a Igreja Católica

Oliviero Toscani/Benetton/reprodução

 


Já o calendário de 2012, apresentado por Toscani em Florença, retratava 12 pênis, seguindo a exibição de 12 púbis femininos, no ano anterior.

 

 


Em entrevista ao Il Corriere, quando perguntado sobre qual imagem escolheria se tivesse de escolher uma de suas criações, Toscani respondeu: “(Fico) Com o todo, com o compromisso. Não é uma foto que faz história; é a escolha ética, estética e política”.

 

Relações cortadas com a Benetton

 


Oliviero Toscani e Benetton romperam as relações de forma definitiva em 2020, após declarações polêmicas do fotógrafo sobre o acidente na ponte de Gênova, no qual 43 pessoas morreram.

 

 


A família Benetton era a principal acionista da empresa Aspi (Autostrade per l'Italie), que administrava a ponte na época do desabamento.

 


“Quem se importa com isso, uma ponte que está desabando?”, declarou ele, em entrevista a uma estação de rádio. Mais tarde, o fotógrafo afirmou que suas afirmações foram tiradas de contexto.

 


Na entrevista ao Il Corriere, o artista disse também que só se arrependia das coisas que não havia feito na vida. Casado três vezes, Oliviero Toscani teve seis filhos.

 

 

Mulher negra, vestindo casaco vermelho, amamenta criança branca em campanha publicitária criada por Oliviero Toscani para a grife Benetton

Em 1989, Oliviero Toscani abordou o racismo na campanha publicitária criada para a grife Benetton

Oliviero Toscani/Benetton/reprodução