
"Ainda estou aqui" é indicado ao Oscar
Longa de Walter Salles sobre a advogada e ativista Eunice Paiva concorrerá a Melhor Filme Internacional. É a primeira indicação do país na categoria desde 1999
Mais lidas
compartilhe
Siga no“Ainda estou aqui”, de Walter Salles, foi indicado à categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, na manhã desta quinta-feira (23/12).
O longa brasileiro disputa com o francês "Emilia Pérez", "A garota da agulha", representante da Dinamarca, "A semente do fruto sagrado", Alemanha, e "Flow", Letônia.
O longa, estrelado por Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, quebra o hiato de 26 anos em que filmes brasileiros não concorriam nessa categoria. “Central do Brasil”, também de Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro, competiu pela estatueta em 1999, mas perdeu para o italiano “A vida é bela”, de Roberto Benigni.
Essa é a quarta indicação do Brasil na categoria. Também foram indicados a Melhor Filme Internacional “O pagador de promessas” (Anselmo Duarte, 1962), “O quatrilho” (Fábio Barreto, 1995) e “O que é isso, companheiro?” (Bruno Barreto, 1997). No entanto, nenhum dos filmes chegou a vencer.
Em relação à sua indicação anterior, com “Central do Brasil”, Walter Salles afirmou, em entrevista ao Estado de Minas, por ocasião do lançamento de “Ainda estou aqui” nos cinemas: “Muita coisa mudou. Em 1998, o Oscar do filme estrangeiro era o resultado da escolha de um número bem menor de pessoas, a maioria vivendo nos Estados Unidos. Vinte e cinco anos depois, esse número de votantes aumentou substancialmente e se descentralizou”.
Fenômeno de público nos cinemas brasileiros, “Ainda estou aqui” estreou no Festival de Veneza, em setembro de 2024, de onde saiu com o prêmio de roteiro. O filme está indicado também a outros prêmios, como o Critics Choice Awards e ao Bafta, o “Oscar britânico”.
No Globo de Ouro, o longa brasileiro perdeu para o francês “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, mas garantiu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
-
22/01/2025 - 18:08 Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar? -
23/01/2025 - 04:00 "Anora" é drama sobre stripper que se casa com cliente milionário -
23/01/2025 - 04:00 Filme "Conclave", que estreia hoje em BH, revela a hipocrisia do Vaticano
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui” mostra como Eunice Paiva criou sozinha os cinco filhos e cursou Direito depois que seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, foi sequestrado por agentes do regime militar. Ela lutou pelo reconhecimento por parte do Estado brasileiro do assassinato de Rubens Paiva pela ditadura militar. O corpo nunca foi localizado.
A 97ª cerimônia do Oscar está prevista para 2 de março.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia