Neste fim de semana, viralizou nas redes sociais um trecho do filme brasileiro "Ainda estou aqui", de Walter Salles, concorrente ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A premiação acontece em 2 de março.
A cena em questão retrata Eunice Paiva na sorveteria ao lado dos seus filhos. A protagonista se emociona ao perceber casais apaixonados e famílias completas, após seu marido, o deputado Rubens Paiva, ter desaparecido em razão da ditadura militar.
Com a indicação de Fernanda Torres à categoria de Melhor Atriz no Oscar, o trecho voltou a viralizar como uma forma de destacar sua atuação. Na pele de Eunice, Torres consegue expressar sentimentos profundos com apenas o olhar.
Na internet, usuários comentam. "O olhar de Fernanda Torres diz tudo. Enquanto registra a naturalidade do lugar, os risos, o afeto e a presença, a sensível câmera de Walter Salles nos deixa com uma certeza: nada será como antes", diz um perfil.
- Peça encena diálogo entre os dois lados do cérebro de uma pessoa
- "Paddington: Uma aventura na floresta" leva o ursinho de volta ao Peru
- O que o espectador vê num filme não é o cinema, afirma diretor
"Ainda estou aqui" é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Nele, o autor conta a história verídica do desaparecimento de seu pai nos anos 1970, posteriormente confirmado como morto pela ditadura.
O longa estreou no Brasil em novembro de 2024 e está conquistando diversos prêmios internacionais, como o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres, entregue em janeiro deste ano.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata