MÚSICA

Sergio Reze lança o disco 'Um olhar interior'

Baterista aproveitou a pandemia da COVID-19 para construir repertório com sucessos de Luiz Gonzaga e Tom Jobim

Publicidade

A experiência de participar de mais de 100 discos e shows de nomes como Ivan Lins, José Miguel Wisnik,  Elza Soares e Ná Ozzetti fez com que o baterista Sergio Reze se aventurasse em novos trabalhos para lançar um projeto próprio.

A partir de sexta-feira (14/3), o músico paulista divulga, em streaming, o álbum “Um olhar interior” (Circus), apresentando 16 clássicos da música popular brasileira, entre eles “Asa Branca”, “Chovendo na roseira”, “Conversa de botequim” e “Um a zero".


O artista gravou 12 faixas com o quarteto Sergio Reze Falando Música, formado por ele, na bateria, Alexandre Ribeiro (clarinete), Daniel Grajew (piano e acordeon) e Sidiel Vieira (contrabaixo). “Um olhar interior”, produzido pelo compositor, arranjador e contrabaixista paulista Swami Jr., mergulha no Brasil profundo – de Chiquinha Gonzaga a Tom Jobim, passando por Pixinguinha, K-Ximbinho, Villa-Lobos, Milton Nascimento, Noel Rosa, José Miguel Wisnik e André Mehmari.


Reze conta que, à época da pandemia da COVID-19, se recolheu em casa, o que o levou a pensar em um trabalho com uma concepção musical própria. “Antes disso, toda vez que tentava colocar a ideia em prática, minha agenda de trabalho, com vários músicos, acabava dissipando essa energia. Foi a pandemia que serviu como um momento de introspecção.”


Memórias

Para exteriorizar seus sentimentos, o artista se conectou com músicas brasileiras que costumava ouvir na infância, na adolescência e durante a década de 1970.


“Muitas vieram à cabeça e acabei construindo um repertório afetivo”, comenta. Cita canções como “Chovendo na roseira”, que o estimularam a utilizar a bateria não só como instrumento rítmico, mas co como elemento melódico.


Reze diz ter forte relação com a música nordestina e elogia Luiz Gonzaga como o artista que ganhou o Brasil, por suas habilidades e por espalhar a música do Nordeste pelo mundo.


“Por isso, incluí 'Asa Branca' no repertório. Solo com os gongos e, de repente, o grupo entra. Dos mineiros do Clube da Esquina, movimento dos anos 1970 que guardo na memória, gravamos 'Clube da Esquina 2' e 'Vera Cruz'”, sendo que esta última foi trabalhada com outra música, “O vento”, de Dorival Caymmi, misturando Minas e Bahia. “Pensei também no Rio de Janeiro da Bossa Nova e gravamos 'Chega de saudade', mas com um arranjo diferente”, acrescenta.


“Assim foi surgindo o disco, com todo esse repertório, que depois coloquei em ordem cronológica”, diz o baterista.


“Começa com maxixe, depois vêm choro e samba até chegar em contemporâneos como José Miguel Wisnik e André Mehmari. Resumindo: foi o momento para olhar para dentro de mim e encontrar esse Brasil profundo e bonito.”


REPERTÓRIO

• “Gaúcho” (Corta jaca) (Chiquinha Gonzaga)


• “Um a zero” (Pixinguinha e Benedito Lacerda)


• “Ternura” (K-Ximbinho)


• “Conversa de botequim” (Noel Rosa e Vadico)


• “Asa Branca/O Trenzinho do caipira/Lôro” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira/ Villa-Lobos/Egberto Gismonti)


• “Chega de saudade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)


• “Manhã de carnaval/Melodia sentimental” (Luiz Bonfá e Antonio Maria/Villa-Lobos)


• “O vento/Vera Cruz” (Dorival Caymmi/Milton Nascimento e Márcio Borges)


• “Clube da Esquina nº 2” (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges)


• “Laser” (Ricardo Breim e José Miguel Wisnik)


• “Lagoa da Conceição” (André Mehmari)


• “Chovendo na roseira” (Tom Jobim)

“UM OLHAR INTERIOR”


• De Sergio Reze Falando Música Quarteto
• Circus
• 12 faixas
• Disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira (14/3)

Tópicos relacionados:

bateria classicos mpb musica

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay