Cachaças, cervejas, gins, licores e coquetéis... Minas e BH cada vez mais se destacam na criação de receitas e no mercado de bebidas alcoólicas, com marcas artesanais e profissionais premiadas. Desta vez, subiu ao pódio o licor Golden Massala, medalha de prata no concurso World Liqueur Awards' 2024, em Londres, na Inglaterra. A criação é do mixologista e empresário da capital, Guilherme Cotosck, conhecido como Gui Cotosck, de 47 anos, dono do canal Tem Dose Dupla e da Brothers Eventos, empresa que faz festas com um cardápio de churrasco, comida de boteco e drinques desde 2003.
O Golden Massala, conta Gui Cotosck, foi criado em 2021. Como ficou "gostoso e bonito, criei a receita e lancei o produto". Produção artesanal, ele envasou 300 unidades, em garrafa provisória e vendeu para seus fãs e seguidores no Instagram: "Em 2022, eu o produzi na indústria, com selo do Mapa, tudo certinho, e mandei para um concurso mundial de Bruxelas, na Bélgica. Por meio ponto não ganhei a medalha de prata".
Mas ele tinha certeza da qualidade do produto que tinha em mãos. Então, em novembro de 2023, Gui fez o lançamento oficial do Golden Massala, com outra indústria, a Destom Destilaria, perto de Carangola, e agora busca por parcerias. Ele já tem distribuidores em BH, Fortaleza, Recife e abre portas pelo Brasil: "Grandes bartenders do país me já me deram feedback e, agora, é crescer, levá-lo para o maior número de pessoas."
De suco de laranja a café e refrigerante
Com avaliação positiva, em janeiro de 2024, Gui voltou a colocar o Golden Massala à prova e enviou para outro concurso, desta vez em Londres: "No dia 15 de maio, saiu o resultado e ganhei a medalha de prata."
O Golden Massala é feito cascas de cítricos e especiarias. "Para criar um licor, você decide qual sabor deseja, extrai no álcool e depois finaliza com água e uma parte doce que pode ser açúcar, mel etc. Não quis criar um licor de sabor conhecido, já que sempre busquei algo diferente e que trouxesse uma explosão de sabor. Assim, o Golden Massala leva cascas de cítricos e especiarias", detalha.
E o que o Golden Massala tem de tão especial? "Imagina comigo: ao dizer licor de café, seu cérebro já entendeu o gosto do licor de café, a mesma coisa com o de pêssego. Então, quando falo Golden Massala ou licor de especiarias, você não sabe o que tem. O cérebro trava. Hoje, o meu maior desafio é mostrar qual é o sabor do Golden para cada pessoa que tem um paladar. Tem gente que sente anis, gengibre, capim-limão e muitos dos ingredientes que imaginam não estão presentes. Então, o mistério por trás do Golden Massala é a explosão de sabores desta combinação das especiarias com as cascas de cítricos, que o transformou em um sabor único para que ele fosse premiado em Londres".
Como mixologista (desde 2003), Gui já criou mais de 70 receitas com o licor. "No rótulo da garrafa, tem QR code e a pessoa pode baixar e-book com 40 receitas. Ele é versátil, combina com tudo, de suco de laranja a café e refrigerantes. E todo tipo de fruta, melancia, carambola, morango, maracujá e tangerina. Criei um pouco de receitas com tudo, com todas as bases alcoólicas. Ele tem graduação alcoólica de 23%, portanto, não é tão alcoólico. A ideia foi trazer a versatilidade para a coquetelaria, uma explosão de sabores com as especiarias", revela.
O primeiro drinque que Gui criou com o Golden Massala se destaca por ser leve e refrescante. Na receita, vodca, Golden Massala, água de coco e um toque de limão siciliano.
Além do Golden Massala, o mixologista está criando um bitter e dois xaropes (flores e hibisco com especiarias), que ainda não são vendidos.
Gui Cotosck é um empreendedor nato. Formado em administração de empresas, também se tornou um profissional do mundo digital. Em 2017, registrou o canal Tem Dose Dupla, no YouTube, para compartilhar com as pessoas conteúdo de coquetelaria e mixologia "para que as pessoas pudessem tomar bons drinques pelo Brasil afora".
Inquieto, em 2018, montou um curso com cinco grandes temáticas: "Tem o Mestre dos coquetéis, da mixologia, do molecular, mestre empreendedor e mestre da mixologia 2.0. São mais de 220 vídeoaulas e PDF. Tenho alunos em todo o Brasil e no exterior". Presencialmente, o mixologista e empresário já treinou mais de 700 pessoas.
A jornada de Gui com os licores começou no meio da pandemia do coronavírus, em 2020: "Sempre criei meus drinques autorais, quase mil coquetéis desde 2017, fazia coquetéis e xaropes artesanais. Mas como o xarope não tem durabilidade, escolhi os licores, nascendo em 2021 o Golden Masala", relembra.
Mundo de descobertas
A mixologia tomou conta de Gui. Estudar a combinação dos ingredientes para criar um bom drinque, mesclar métodos de gastronomia à bebida, criar uma experiência sensorial de quem vai beber, aprofundar nos sabores e como são percebidos pelo paladar do outro, buscar o equilíbrio entre eles e como reagem juntos ao lado de vários outros componentes que compõem um coquetel é um desafio que o motiva: "A mixologia é um mundo de descobertas onde cada ingrediente te surpreende. A busca pelo equilíbrio e pelo drinque perfeito é uma jornada apaixonante".
Como Gui não para, logo outras criações devem surgir. Ainda mais diante de um mercado alcoólico, especialmente em BH e em Minas, superaquecido e com consumidores ávidos por novidades: "Minas e BH, sim, têm se destacado neste segmento. A começar pelas cervejas artesanais. Depois pelo gim, como o Zuur (do meu ex-sócio de canal Tem Dose Dupla) e o Yvy. O mercado de bebidas nacionais de qualidade está explodindo em todo o Brasil. Em Minas temos boas referências disso, além das cachaças e cervejas", sinaliza.
Serviço
Conheça o Golden Massala - www.goldenmassala.com.br - @goldenmassala
@temdosedulpa - (31) 99470-1544