Acontece neste sábado (20/7) a 2ª edição do Desafio da Pimenta. O evento é uma competição para ver quem consegue comer todos os tipos de pimenta ofertados. O desafio será na loja Pimenta Severino's, localizada no Mercado de Origem, na Rua Adriano Chaves e Matos, 447, Bairro Olhos D'Água, às 14h. Quem não dispensa uma boa pimenta pode participar mediante inscrição gratuita no Sympla.

 

A disputa é dividida em rounds, e os participantes são estimulados a comer pimentas. A cada etapa aumenta a ardência. "Começamos com as 10 brasileiras mais ardidas, depois passamos para as pimentas nucleares, como a Bhut jolokia, Trinidad scorpion e por último a Carolina reaper", explica o dirigente da loja, Denison Pereira Severino.

 

"Ganha quem conseguir chegar à última etapa sem beber o leite", acrescenta ele. Haverá premiação para os três primeiros lugares, sendo o 1º, um produto da casa, no valor de R$ 750,00 e mais R$200 em dinheiro. Para o segundo e terceiro lugar, um prêmio surpresa, e para os demais participantes, o certificado de participação do segundo desafio de pimenta Severino’s.

 

Para além do prêmio, o desafio também é uma oportunidade de explorar novos sabores e se desafiar. 

 



 

Quais pimentas podem ser encontradas?

No desafio serão encontradas, principalmente, pimentas acima de 50.000 de Capsaicina, a substância inodora, incolor e insolúvel em água que possui ação antioxidante e responsável pela ardência. 

 

Leia também: Grande BH: 20 paradas para comer e beber em charmoso calçadão

 

Além dessas, a pimenta conhecida como Carolina Reaper promete ser o ponto alto da disputa. A espécie é cultivada no sítio do idealizador do evento, Denison Pereira Severino. “Essa vai desclassificar o último competidor”, alerta ele.

 

Para os iniciantes, a dica é consultar um médico para garantir que você está em boas condições de saúde e não tem nenhum problema que possa ser agravado pelo consumo de pimenta. Para treinar a tolerância à ardência, é indicado comer pequenas quantidades de tipos picantes em casa antes para acostumar o paladar. Começar com as mais leves, aumentando gradativamente a ardência também pode ajudar, bem como a mastigar da forma correta para liberar o sabor. 

 

Leia também: Nova hamburgueria resgata a tradição dos antigos trailers

 

O Desafio da Pimenta é voltado aos amantes da adrenalina e superação, uma vez que é uma maneira de testar limites e provar a resistência à dor. Segundo Denison Severino, esse tipo de evento também gera engajamento nas redes sociais. "Costumam ser visualmente impactantes e geram bastante engajamento nas redes sociais, muitas curtidas, visualizações e reconhecimento online", afirma. 

 

Competições envolvendo pimenta podem ser perigosas e devem ser feitas com cautela. É fundamental se divertir com segurança e não se colocar em risco desnecessário. Por isso, a orientação é que os participantes se preparem com antecedência, pesquisem os tipos de pimentas que serão usadas e os riscos envolvidos. É importante também ter em mãos água, leite ou outro alimento que possa ajudar a aliviar a ardência.

compartilhe