Uma sorveteria de São Paulo tem chamado a atenção nas redes sociais. Mas não é por conta dos sabores, que incluem biscoito, pistache e cheesecake. O grande diferencial da IL Sordo é que todos os funcionários são surdos e, para fazer o pedido, é o cliente quem deve se adaptar.

 




A palavra inclusão vai além disso. O local também conta com rampa removível para cadeirantes, piso tátil e menu em braille para cegos. A IL Sordo de São Paulo não é a primeira sorveteria a oferecer um serviço exclusivo para surdos. A ideia surgiu em Sergipe, expandindo-se para a Bahia e para a capital paulista.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por il Sordo Gelato (@ilsordogelato)




A ideia de levar a sorveteria para a maior cidade brasileira veio do ex-apresentador de TV André Vasco, que é deficiente auditivo desde 2015. Durante uma viagem a Aracaju (SE), ele conheceu a sorveteria e decidiu abrir uma unidade em São Paulo.

 



 

Em solo paulista, a sorveteria ganhou sabores exclusivos, como o Beethoven, feito com chocolate, noz-pecã e caramelo, em homenagem ao músico alemão que perdeu a audição. O local conta com o alfabeto em Libras colado na parede, mas esse é apenas um dos jeitos de fazer o pedido.

 

 



Vale tanto escrever, usar o tablet, apontar ou até fazer leitura labial – o importante é se fazer entender. Ao todo, a sorveteria oferece 22 sabores, incluindo manga, framboesa, morango, abacaxi e goiaba. As delícias incluem opções diet, sem açúcar, sem lactose ou veganas.

 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por il Sordo Gelato (@ilsordogelato)


 

compartilhe