Você sabia que o café, uma das bebidas mais apreciadas no mundo, tem três datas comemorativas ao longo do ano que exaltam sua importância cultural, histórica e econômica? Não é por acaso que os grãos ganham destaque em momentos diferentes do calendário. Isso reflete sua trajetória no setor produtivo e seu papel como símbolo de tradição.




 

Oficialmente, duas datas são reconhecidas no Brasil: 24 de maio, Dia Nacional do Café, e 1º de outubro, Dia Internacional do Café.

 

"A data de maio foi escolhida porque marca historicamente o início da colheita. Se pensarmos nas últimas décadas, antes das mudanças do aquecimento global, veremos que, na maioria das regiões produtoras tradicionais, a colheita começa entre o mês de abril e o mês de maio, então os produtores fazem essa celebração", explica Helga Andrade, consultora, educadora e gestora de projetos, certificada como Barista Trainer, além de turismóloga, com 14 anos de atuação no mercado de cafés especiais.


UAI Chef lança versão gratuita com descontos de até 50% em bares e restaurantes. Baixe agora o aplicativo e aproveite!

 

Helga Andrade reúne conhecimentos de diversas áreas para criar experiências no universo dos cafés

HelgaCafé/Divulgação

  

A data de maio foi muito impulsionada pela ABIC (Associação Brasileira da Industria do Café) para promover o consumo do grão no país. Já a OIC (Organização Internacional do Café) instituiu o dia 1º de outubro como Dia Internacional do Café.

 

"Esse é o dia em que todos os países produtores comemoram com os consumidores. Existem ações integradas ao redor do planeta, então é uma data reconhecida no mundo inteiro". Helga explica que, todos os anos, a OIC cria um tema principal para que a comunidade, tanto a de produção quanto a de consumo do café, reflita sobre alguma transformação ou alguma mudança a ser discutida.

 

 

Enquanto isso, o dia 14 de abril é conhecido popularmente como Dia Mundial do Café, mas é a única data que não tem nenhum registro oficial. "Ela foi instituída, mas não se sabe exatamente o porquê. É comunicada ao redor do mundo e celebrada, mas não pelas instâncias oficiais. Por isso, a gente brinca que todo dia é dia de um café, não precisamos de motivos oficiais para celebrar", completa Helga.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino

 

compartilhe