O Prêmio Cumbucca de Gastronomia está de volta. Criada em 2023 com o objetivo de valorizar e reconhecer iniciativas, estabelecimentos e profissionais que se destacam no cenário gastronômico de Belo Horizonte, a premiação abre nesta segunda-feira (21/10), a partir das 20h, o período de votação popular. O público pode escolher os melhores em 50 categorias até o dia 15 de novembro.
A 2ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia vai premiar os destaques do ano de 2024 em 50 categorias, o que totaliza mais de 700 concorrentes, entre estabelecimentos e pessoas. A escolha dos vencedores envolve a participação de um time de 30 jurados de diferentes áreas de atuação, incluindo jornalistas, artistas, produtores de conteúdo e referências do meio gastronômico, que deram seus votos na semana passada.
Categorias
As categorias foram divididas em sete grupos, considerando as diferentes formas de expressões da cozinha mineira. São elas nesta edição:
Copo Cheio: reúne os prêmios de melhor Bar, Boteco, Gastrobar, Bartender, Carta de cachaça, Carta de drinques, Cervejaria, Estufa, Petisco, Mestre Cervejeiro e Comida de rua;
Mesa Farta: elege o melhor representante dos segmentos Asiático, Carnes e Parrilla, Vegano, Cozinha autoral, Cozinha brasileira, Cozinha internacional, Cozinha mineira, Italiano, Pizzaria, Variado, Chef Homem, Chef Mulher, Chef revelação, Mâitre e Sommelier;
Pequena Gula: avalia os melhores dentre Brunch, Cafeteria, Doceria, Barista, Pães, Sanduíche, Sorvete e picolé;
Todos Votam: contempla Novidade do ano, Delivery, Fora da rota, Coxinha e Garçom;
Você Decide: tem a missão de destacar os melhores representantes nas áreas de Tropeiro, Restaurantes no interior, Enoturismo, Gole do ano e Mordida do ano;
Escolha da Curadoria: reúne as categorias Cozinha Mineira Patrimônio - Edição Queijo Minas Artesanal, Cidade Gastronômica - Edição Queijos Mineiros, Prepara Gastronomia, Diversidade, Evento do Ano e Personalidade do Queijo Minas Artesanal;
Cumbucca de Ouro: escolhe uma personalidade gastronômica.
Voto popular
Idealizador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, o empresário e produtor Marcelo Wanderley explica que, à exceção das duas últimas categorias, o público pode votar em todas as outras. "É importante dizer que, como a votação é totalmente diversa, os jurados também são. Eles não se conhecem e todo ano a ideia é trocá-los para garantir o equilíbrio da votação. A força do voto popular nessas decisões é enorme", conta. O regulamento das votações pode ser encontrado no site do evento.
Na categoria "Copo Cheio", uma da novidades é a inclusão do prêmio para o melhor Mestre cervejeiro: "A gente entende que o mestre é aquela pessoa que está por trás da fabricação, que traz todo esse sabor para os clientes", diz. Marcelo também chama a atenção para a votação de Comida de rua. "Um dos pontos mais importantes do evento é cumprir com a missão de ter uma maior inclusão e diversidade. Exemplo disso é a comida de rua, queridinha dos mineiros. Julgamos ser imprescindível valorizar esses profissionais", completa.
Novas categorias
A lista de novas categorias não para por aqui. Entre elas, Comida vegana, setor que a curadoria do prêmio entende estar em crescimento na cidade, e Barista, que vai premiar o melhor profissional do café. Afinal, "nós estamos em Minas Gerais!", comenta Wanderley.
Sobre a "Escolha da curadoria", Marcelo revela: "Estamos em campanha para, em dezembro, sermos contemplados com o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Mundial da Humanidade. Por coincidência, essa votação vai ser nos dias 4 e 5, no Paraguai, e a nossa cerimônia está marcada para o dia 5, à noite. Então, já estamos nos preparado para essa festa. Esse título vai vir para Minas Gerais e vamos falar muito de queijo!".
O queijo, portanto, está contemplado em vários prêmios, como Cozinha Mineira Patrimônio - Edição Queijo Minas Artesanal, Cidade Gastronômica - Edição Queijos Mineiros e Personalidade do Queijo Minas Artesanal. Vale ressaltar que o curador desta edição é o jornalista gastronômico e especialista em queijos Eduardo Girão.
Resultados em dezembro
Os vencedores serão divulgados na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 5 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, na capital mineira. Até lá, a identidade dos jurados será mantida sob sigilo.
Os votos dos jurados são somados aos votos populares. Apenas na categoria "Você Decide", que engloba todo o estado, o público vota sozinho.
Já o prêmio "Cumbuca de Ouro" é uma escolha exclusiva da curadoria. "Brinco que esse é o único prêmio que eu dou, os outros ganhadores são eleitos pelos jurados e pelo público. É um processo transparente. Temos muito orgulho de todas as pessoas que estão participando das votações. Essa lista é viva, ela muda todos os anos", conclui Marcelo.
Guia Cumbucca
A noite de entrega do Prêmio Cumbucca também será marcada pelo lançamento de uma nova versão do Guia Cumbucca de Gastronomia, uma publicação anual que reúne indicações de estabelecimentos em BH e na região metropolitana, incluindo restaurantes, bares, cafés, docerias, lanchonetes, botecos e outras casas. Com curadoria da jornalista Celina Aquino, o guia oferece roteiros temáticos para explorar o melhor da capital mineira, além de concentrar informações estratégicas para quem pretende conhecer e desbravar a culinária a partir de referências na área.
Sobre a Cumbucca
Plataforma que atua no ramo de mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre gastronomia em Minas Gerais, a Cumbucca compreende a cultura alimentar como elemento constitutivo fundamental da identidade mineira e nacional. A plataforma serve como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia e do turismo gastronômico de Minas Gerais, com atenção voltada a todos os segmentos dessa complexa cadeia, que envolve o pequeno produtor, indústrias, empresários, consumidores, entre outros.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Serviço
2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Votação popular: de 21/10 a 15/11 no site
Cerimônia de anúncio dos vencedores: 5 de dezembro, às 19h, no Palácio das Artes (evento restrito para convidados)
Confira mais informações sobre o prêmio, o guia e a plataforma Cumbucca no site
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino