O restaurante argentino Don Julio, do chef Pablo Rivero, foi eleito, na terça-feira, o melhor da América Latina pela lista britânica 50 Best. 

 

O local, inaugurado por Rivero em Buenos Aires em 1999, ocupou este ano o 10º lugar entre os 50 melhores restaurantes do mundo e também conta com uma estrela Michelin

 

 

"Deus é de todos, mas parece que ele tem um carinho especial pela Argentina", disse em tom de brincadeira Rivero após a cerimônia de premiação, realizada no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

 

Receber o reconhecimento "é maravilhoso, por que nós não inventamos a 'parrilla' argentina, mas giramos uma roda que vem rodando desde sempre. É um prêmio compartilhado com 45 milhões de pessoas", acrescentou o chef e sommelier. 

 



 

Don Julio já havia liderado o ranking regional da revista britânica "Restaurant" em 2020, quando a pandemia impediu a cerimônia de ser realizada. 

 

Em segundo lugar ficou o peruano Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, que em 2023 foi eleito o melhor dos 50 latino-americanos. 

 

O estabelecimento de Lima, conhecido por sua fusão de ingredientes peruanos com técnicas japonesas, chegou ao topo da lista em quatro ocasiões (entre 2017 e 2019, e em 2023). 

 

Em seguida aparece o colombiano El Chato de Bogotá, do chef Álvaro Clavijo, terceiro este ano e segundo na edição anterior. 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

A boliviana Marsia Taha Mohamed, conhecida por comandar a cozinha do restaurante Gustu, de La Paz, recebeu o prêmio de melhor chef mulher da América Latina em 2024.


compartilhe