Um comentário bem-humorado no TikTok fez com que o Spoleto, rede de Fast Food de culinária italiana, mudasse o nome de um de seus pratos. A ação foi inspirada por uma cliente chamada Rosy, que tentou pedir o prato que mais gosta no aplicativo de delivery, mas acabou trocando o nome e chamando de “Fettuccine com Tiras de Alfredo”. O nome certo, na verdade, é Fettuccine Alfredo com Tiras de Carne.
Apesar da confusão, o erro viralizou nas redes sociais de forma divertida. A equipe do Spoleto respondeu à publicação com muito bom humor, dizendo que Rosy merecia todo o estoque do prato. “Meu amor, você merece todo o estoque do Fettuccine Alfredo com Tiras de Carne”, escreveu.
A resposta ultrapassou 10 mil curtidas e gerou um movimento de internautas, que sugeriram que o nome mudasse oficialmente. O restaurante, então, decidiu entrar na brincadeira e rebatizou temporariamente o prato como “Fettuccine com Tiras de Alfredo”, o nome usado por Rosy. Além disso, lançou uma promoção: até o dia 6 de abril, o prato está com 20% de desconto no iFood, a partir de R$ 51,60.
Segundo gerente de Marketing do Spoleto Carolina Kinzel, a decisão de lançar a promoção foi rápida. “Depois que vimos o sucesso da interação nas redes sociais, pensamos: por que não disponibilizar esse prato com um preço especial para mais pessoas experimentarem? A repercussão foi orgânica e divertida, e transformamos isso em uma oportunidade real de negócio”, declarou.
Por outro lado, popularmente conhecido como miojo, o macarrão instantâneo é amplamente consumido, especialmente pela sua praticidade e rapidez no preparo. No entanto, é pobre em nutrientes essenciais, proteínas, fibras dietéticas.
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Outro tipo de massas são as recheadas. Dentre esses estilos de macarrão, estão ravioli, capeletti, tortellini e guioza. Rápido e fácil de preparar, torna-se uma opção conveniente para refeições rápidas e saborosas, especialmente para aqueles com agendas ocupadas.
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Em relação às massas curtas, existem o penne, rigatoni, fusilli, farfalle e chifferi. Estilos para todos os gostos, que conquistaram um lugar no coração do brasileiro, que ama pratos como o tradicional macarrão.
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Existem diferentes tipos de macarrão. Entre as massas mais longas estão o Espaguete, Linguine, talharim, fettuccine, tagliatelle, pappardelle, aletria e bucatini.
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É uma fonte de várias vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina B, ferro, magnésio e selênio, que desempenham papéis importantes na saúde do corpo.
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A opção integral tem um índice glicêmico mais baixo do que o macarrão branco, o que significa que ele é digerido mais lentamente e causa menores picos de açúcar no sangue.
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Por ter fibras em sua composição, ele também auxilia muito no processo digestivo. Incentiva os movimentos intestinais e evita que problemas como a prisão de ventre ocorram e prejudiquem a flora intestinal.
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Uma porção relativamente pequena de macarrão já é suficiente para nos deixar saciados, rico em carboidrato. Isso é bom especialmente para pessoas que buscam a perda de peso.
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O alimento possui nutrientes importantes, como vitaminas do complexo B, que favorecem a produção de serotonina e são favoráveis na diminuição do estresse. Ajudam a manter o corpo e a mente em mais sintonia.
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Além disso, possui uma quantidade de carboidratos, sendo recomendado para pessoas que buscam um pico de energia, especialmente para a prática de atividades fÃsicas. Um dos alimentos preferidos de muitos atletas de alta performance.
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A massa do macarrão não contém muitos conservantes ou elementos que a tornem um alimento gorduroso. Tendo a presença de ingredientes como, farinha, água e sal, ela contribui para a circulação sanguínea como um todo.
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No Brasil, a introdução da massa coube aos imigrantes Italianos da região Sul do país. O crescente interesse fez surgir pequenas fábricas de massa, tendo sempre como mão de obra, a família italiana.
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Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já eram conhecidas na Europa muito antes disso.
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Foi somente a partir de 1987 que a marca começou sua internacionalização através de campanhas publicitárias com o endosso de celebridades, como por exemplo, os atores Gérard Depardieu e Paul Newman, a atriz Cindy Crawford, os tenistas Steffi Graf e Stefan Edberg, o esquiador Alberto Tomba e o tenor Plácido Domingo.
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Em 1952, a campanha “Com Massa Barilla é sempre domingo” (em italiano “Pasta Barilla é sempre domenica”) a marca venceu a Palma de Ouro da Publicidade e começou a expandir a venda de macarrão em solo italiano.
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Em 1910, a empresa avançou do modelo artesanal para o industrial. Através da fábrica em Via Veneto, com 80 operários, produzia 8 toneladas de massa e 2 toneladas de pães por dia.
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Inicialmente a nova empresa contava apenas com uma grande mesa, um rolo de madeira para abrir a massa e um modesto forno. A ideia por trás de sua fundação era fornecer à vizinhança massas e pães frescos e feitos na hora.
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“Querida Margherita, peço desculpas pelo atraso, mas estive muito ocupado com viagens a trabalho. Quero agradecer por ser tão fã da nossa massa. Muito obrigado também pela excelente ideia que você nos enviou. Inventar novos formatos de massa não é fácil, mas tenho certeza de que as suas ‘tampas’ seriam deliciosas", respondeu Di Tondo.
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A massa, portanto, com formato de caneta é uma excelente opção para os fãs de molho em massas, já que esse tipo é projetado para retê-lo. Assim, a Barilla valorizou a proposta, incentivando a imaginação e o pensamento inovador.
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A empresa aceitou a ideia e criou um protótipo usando impressão 3D. Embora o formato não esteja disponível comercialmente ainda, a história destaca a importância da inovação e da escuta ativa de todas as gerações
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Para a surpresa de todos, a CEO anunciou que havia encaminhado a ideia ao departamento de desenvolvimento. Semanas depois, concretizou a promessa e enviou uma caixa com o tipo de massa que ela pediu.
Reprodução de Redes Sociais
Com a ajuda da mãe, Margherita decidiu escrever diretamente para Gianluca Di Tondo, CEO da Barilla, apresentando sua ideia. Depois de dois meses, a criança obteve uma resposta.
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“Olá, senhor Gianluca Di Tondo, CEO da Barilla. Sou Margherita, tenho nove anos e meio e como sempre a sua massa. Hoje (15 de julho de 2024) pensei em criar um novo tipo: as ‘tampas’ — sugeri até o nome, com o formato que se parece com a tampa de uma caneta! Se você gostar, pode criá-lo”", explicou
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Oriundo da Itália, o macarrão é um dos alimentos preferidos de muita gente e possui formatos, molhos e acompanhamentos diferentes. Diante disso, Margherita, uma menina de 9 anos, sugeriu à Barilla, famosa marca que comercializa massas, um novo tipo. O que ela não poderia imaginar é que a empresa fosse responder.
- Reprodução de Redes Sociais
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A coordenadora de Social Media, Marketing de Influência e Relações Públicas do Grupo Trigo (responsável pelo Spoleto)Tatiana Perry explicou como a equipe descobriu o comentário e o transformou em ação. “Durante o monitoramento das redes sociais, vimos que a cliente estava lamentando que o restaurante estava fechado, porque ela queria pedir o prato favorito dela — que chamou de ‘Fettuccine com Tiras de Alfredo’. Essa foi uma chance perfeita de mostrar que estamos atentos, que valorizamos o público e que sabemos rir junto. Um simples comentário virou uma grande oportunidade de engajamento”, afirmou.