Depois de decretar situação de emergência pela dengue, Belo Horizonte se prepara para abrir três hospitais temporários nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova para atendimento de pacientes com sintomas da doença. A informação foi adiantada pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (19/2).
As novas unidades ainda não têm endereço definido. “Estamos em tratativas porque a Secretaria Municipal de Saúde ainda não dispõe do espaço. A gente vai demandar de parceiros ou da própria Secretaria Estadual de Saúde para que possamos viabilizar isso”, afirma o secretário de Saúde.
Desde janeiro, a capital tem seis unidades específicas para atendimento a arboviroses, que podem ser procuradas por quem tiver sintomas, além dos 152 centros de saúde. “O que a gente precisa é um atendimento rápido, porque a maior parte dos casos, felizmente, são leves. A ideia é que a gente ganhe tempo, otimize recursos e não precise transferir paciente de unidade”, destaca Danilo.