Com a crescente conscientização da importância da diversidade e da inclusão, as marcas de cosméticos vêm se atentando para a acessibilidade de seus produtos. Na prática, influencers também mostram que o mundo da maquiagem é para todos.
A criadora de conteúdo digital Geisa Farini é cega e dedica a página dela no Instagram a mostrar o seu dia a dia, desde o trabalho como engenheira de software, até viagens, shows e aulas de pilates. Um de seus vídeos mais vistos foi postado na última semana, e mostra Geisa se maquiando com recebidos, com 276 mil visualizações.
Não é a primeira vez que Geisa posta um vídeo sobre maquiagem. Sempre mostrando que uma pessoa cega pode ser independente, em dezembro, ela compartilhou um vídeo ensinando a fazer uma maquiagem para o dia-a-dia e dando dicas durante o passo a passo. Na mesma época, Geisa compartilhou os produtos sem os quais não vive sem.
Também visando expandir o mundo da maquiagem para além dos métodos tradicionais, a criadora de conteúdo Thais Braz criou o quadro “SUS da maquiagem”, no qual seus seguidores enviam pedidos de ajuda por meio das caixas de perguntas do Instagram. Entre os tutoriais de maquiagem, está o passo a passo para pessoas com alto grau de miopia, autistas, surdas, com lúpus, entre outros.
Ver essa foto no Instagram
Em seu tutorial para pessoas com alto grau de miopia, Thais mostra como é possível se maquiar sem tirar os óculos, e usa língua de sinais para ensinar a fazer delineado com glitter a uma seguidora. Além disso, ela também salva os seguidores que possuem poucos pincéis e produtos limitados.
Inclusão ganhando espaço
Esta semana, o grupo O Boticário lançou uma linha de pincéis de maquiagem projetados para pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão a ser comercializada pela marca Quem Disse, Berenice?.
“Os pincéis foram projetados com identificações em alto-relevo na base, conforme a sua funcionalidade. Por meio dessas marcações táteis, pessoas com deficiência terão mais autonomia para manuseio e utilização dos pincéis. Os acessórios também possuem cabos estáveis com base quadrada, o que evita o rolamento em superfície plana sem prejudicar a pega, com formato cilíndrico próximo às cerdas”, divulgou o grupo.
Em 2023. a Lancôme, empresa de cosméticos do grupo L’Oréal, lançou o HAPTA, um aplicador de batom que dá aos usuários a capacidade de aplicar a maquiagem sem ajuda. A versão apresentada na durante a Consumer Electronics Show (CES) 2023, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação do mundo, ainda é um protótipo e poderá ganhar novas funções como aplicar base, máscara de cílios, sombras e blushes. O aplicativo tem previsão de estar disponível para o público ainda este ano.
Também pensando na acessibilidade, a cantora Selena Gomez criou a marca de beleza Rare Beauty em 2020, com o objetivo de auxiliar as pessoas com deficiência (PcD) a alcançarem independência e autoconfiança. A marca apresenta embalagens que não precisam usar tanta pressão ou a força dos dedos ao abri-las, desenvolvidas para pessoas com mobilidade reduzida. A artista revelou em 2015 sofrer de uma doença autoimune, o lúpus que, em momentos de crise, enfraquece as articulações e restringe a mobilidade.