O programa Desenrola Fies já registrou 31.242 contratos firmados em Minas Gerais, o que equivale a um retorno de mais de R$ 68 milhões ao governo federal apenas com o valor de entrada da renegociação. A iniciativa tem como objetivo equacionar dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),
Esses números colocam o estado em segundo lugar nos que mais renegociaram, aponta balanço realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os números coletados foram até a primeira semana de abril.
À frente de Minas, está São Paulo que teve 48.287 contratos renegociados com cerca de R$ 91 milhões entrando nos cofres públicos com o valor de entrada.
Até o momento 253 mil pessoas de todo o Brasil aderiram ao programa, que renegociou dívidas de contratos firmados até 2017 e que tinham débitos em 30 de junho de 2023. Os descontos em algumas renegociações chegam a 99%, informa a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal.
Os estudantes que estiverem em dívida podem solicitar a renegociação ao agente financeiro com qual tenham contrato até 30 de maio.
Segundo o governo federal, mais de 1,2 milhão de pessoas podem aderir ao programa que teve suas regras sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em novembro de 2023.