Autoridades de esquerda no Congresso Nacional lamentaram a morte da professora e economista Maria da Conceição Tavares, neste sábado (8/6), aos 94 anos, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada pela família.
Ex-deputada federal, Conceição Tavares foi uma referência para a política brasileira, admirada por presidentes, governadores, ministros da fazenda e parlamentares. Em seu aniversário de 80 anos, por exemplo, chegou a reunir Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), em uma mesma mesa de celebração.
O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, destacou que a economista deixa um “vasto legado sobre pensamento crítico em economia e justiça soscial”.
“Nossa querida professora nos deixa um vasto legado sobre pensamento crítico em economia, justiça social, luta contra a desigualdade e, sobretudo, de muita coragem na defesa dos mais vulneráveis. Daqui, seguimos honrando seu maior ensinamento: o de sempre acreditar em um Brasil mais justo e igualitário. Descanse em paz, professora”, escreveu.
Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento da nossa Maria da Conceição Tavares. Nossa querida professora nos deixa um vasto legado sobre pensamento crítico em economia, justiça social, luta contra a desigualdade e, sobretudo, de muita coragem na defesa dos mais… pic.twitter.com/ljCQgKTdSf
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) June 8, 2024
O senador Fabiano Contarato (PT-ES), lembrou que Maria da Conceição Tavares fugiu da ditadura salazarista em Portugal e se tornou uma referência na economia brasileira. “Dentre tantas contribuições, dedicou a vida ao desenvolvimento do nosso país, como deputada federal pelo PT. Seu legado será eterno”, frisou.
Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, uma gigante da economia, aos 94 anos. Fugiu da ditadura salazarista e, dentre tantas contribuições, dedicou a vida ao desenvolvimento do nosso país, como deputada federal pelo PT. Seu legado será eterno.
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) June 8, 2024
Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, disse que Conceição Tavares foi uma das “maiores economistas e intelectuais do Partido dos Trabalhadores”.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), disse que a economista foi uma das vozes mais potentes “contra as falácias do liberalismo econômico”. “Seus ensinamentos permanecem vivos, mais do que nunca. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores desta grande mulher, pensadora e humanista”, lamentou.