Empresas de varejo mineira esperam um segundo semestre bem superior aos primeiros seis meses do ano, aponta levantamento realizado pela Fecomércio MG. A estimativa é que as vendas sejam 65% maiores. A data comemorativa mais importante para o setor, o Natal, deve ajudar a puxar os números para cima.

A avaliação de 26,7% das empresas é que houve um aumento nas vendas do primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período em 2023.



Além do Natal, que é que gera melhores números para a categoria, datas como Dia das Crianças, Dia dos Pais e a Black Friday devem representar uma melhora considerável.

A maior parte das empresas ouvidas são do ramo alimentício, vestuário e construção, com atuação de 6 a 50 anos e a maioria com até nove funcionários.

Na avaliação de 54,5% dos entrevistados, os seis primeiros meses deste ano atingiram a meta de vendas. Já 42,7% esperavam que o período fosse mais rentável e citaram mudança no governo, endividamento do consumidor e inflação como os maiores responsáveis pelo cenário.

Leia também: Pix e Dex serão integrados a sistema de pagamento de imposto em tempo real

Ao serem questionados sobre o otimismo no segundo semestre, 65,1% acreditam que o período será melhor. Eles argumentam que já é tradicional que a segunda metade seja melhor, outros apontam que haverá um aquecimento do comércio. E, para ampliar as vendas, a maior parte alega que irá investir em divulgação, promoções e atendimento personalizado.

O estudo foi realizado entre 2 e 10 de julho de 2024, com 423 empresas de diversas regiões de Minas Gerais.

compartilhe