Jornalismo

Estado de Minas tem dois trabalhos na final do Prêmio Sebrae

Leandro Couri e Luiz Ribeiro foram indicados na categoria fotojornalismo. Anúncio dos vencedores acontecerá no dia 23 de agosto, em cerimônia em BH

Publicidade
Carregando...

O Estado de Minas é finalista do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foram indicados para a etapa final do concurso dois trabalhos do EM, na categoria fotojornalismo, de autoria do repórter Luiz Ribeiro e do repórter fotográfico Leandro Couri. Os vencedores na etapa Minas Gerais serão anunciados no dia 23 de agosto, em cerimônia na sede do Sebrae em Belo Horizonte.

O tema central do Prêmio Sebrae de Jornalismo deste ano é “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. O anúncio dos finalistas ocorreu nesta semana, contemplando, além do fotojornalismo, as categorias Texto, Áudio e Vídeo.

O repórter fotográfico Leandro Couri é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo com o trabalho fotográfico da reportagem “Gastronomia do Santo Antônio se renova com iniciativas de mulheres”, publicada pelo Caderno Degusta em 3 de setembro de 2023.

A reportagem, com texto de Celina Aquino, mostra a criatividade e o talento de cinco mulheres, que antes não se conheciam na gastronomia no Bairro Santo Antônio, na região Sul da Capital. Elas empreendem os negócios de bufê, padarias artesanais, restaurante, confeitaria e cafeteria.

Reportagem do Degusta mostra a criatividade e o talento de cinco mulheres, que antes não se conheciam na gastronomia no Bairro Santo Antônio

Reportagem do Degusta mostra a criatividade e o talento de cinco mulheres, que empreendem no Bairro Santo Antônio

Leandro Couri/EM/D.A. Press

Entre as mulheres que encabeçam o novo movimento gastronômico do Santo Antônio, uma delas mora e trabalha na mesma casa. Trata-se de Maria Luiza Alves, da cafeteria e confeitaria Caixa Afeto, que serve café nos fins de semana. Outra inovadora do Santo Antônio é Marina Mendes, após retornar da França, montou a Confeitaria Casa do Morro.

O repórter Luiz Ribeiro foi indicado com finalista a do Prêmio Sebrae/Categoria Fotojornalismo com a série de reportagens "As culturas típicas de áreas frias que rompem as barreiras do clima”, publicada pelo Estado de Minas no período de 4 a 18 de dezembro de 2024.

A série de reportagens mostrou a iniciativa pioneira do agricultor Jorge Molon, que cultiva e comercializa frutas típicas de regiões de baixa temperatura, como uva, maçã, pêssego e morando, no pequeno município de Curral de Dentro, no Norte de Minas, área quente que sofre com a seca. Com novas técnicas e uso racional da água, ele alcança elevados níveis de produtividade.

Na mesma região de clima quente, no município de Rio Pardo de Minas, o trabalho jornalístico documentou o plantio de café pelo produtor que alcançou a maior média de produtividade do país, superando os níveis de produtividade dos cafezais em regiões de clima frio.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay