Pesquisa inédita: Minas tem mais de 2,6 mil brechós; quase 20% em BH
Seis em cada 10 consumidores dizem escolher brechós por causa da qualidade das roupas, e 27% buscam acesso mais fácil a peças de grife
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Siga noBrechós estão em alta no setor da moda e dados divulgados pelo Sebrae Minas nesta terça-feira (17/9) evidenciam esse cenário. Só em Minas Gerais, são 2.650 pequenos negócios da categoria registrados formalmente, sendo que quase 20% deles estão concentrados em Belo Horizonte.
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Os números fazem parte de uma pesquisa inédita, realizada entre outubro de 2023 e março de 2024, para entender o perfil dos consumidores e empreendedores. Entre os donos de negócios entrevistados, 31% indicam que estão na área de um há três anos.
O estudo ouviu também os consumidores de brechós, para traçar um perfil do comportamento deles nesse segmento da economia. Para 61% dos entrevistados, a preferência pela moda circular tem relação direta com a qualidade das peças. Outros 27% disseram que compram para ter acesso mais fácil a roupas de grife.
"O mercado de brechó teve uma expansão logo após a pandemia. Um período em que todos nós estávamos refletindo sobre sustentabilidade, economia circular", contextualiza Tábata Moreira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa - Unidade de Inteligência e Estratégia do Sebrae Minas.
Há quanto tempo você está no ramo de brechós?
- 16%: menos de um ano
- 31%: de um a três anos
- 23%: de três a cinco anos
- 16%: de cinco a oito anos
- 13%: mais de oito anos
Os dados revelam ainda, que seis a cada dez empreendedores e no segmento investem não só em lojas físicas, mas também lojas on-line. Segundo a analista, usar a internet como ferramenta de divulgação contribui para os negócios alcancem um público mais diverso.
Quais são os principais desafios que você enfrenta na gestão do brechó?
- 47%: marketing e atração de clientes
- 41%: aquisição de estoque de qualidade
- 33%: problemas de gestão financeira
- 32%: controlo e organização de estoque
- 25%: sazonalidade das vendas
Restauração em moda
A moda circular se contrapõem com a lógica de produção primordialmente segmentada no mercado, o fast fashion, que na tradução literal quer dizer "moda rápida". O modelo é atribuído às grandes marcas que produzem de forma rápida e contínua.
Já no sistema de reuso, a lógica se vê invertida com a valorização do uso longevo das roupas e maior preocupação socioambiental.