De ‘BBB (bra)’ para 'A-(bra)'

Agência de classificação de risco eleva nota do Banco Master

Fitch Ratings, uma das principais agências especializadas em risco financeiro do mundo, avalia que a instituição financeira tem perspectiva estável

Publicidade
Carregando...
A classificação do Banco Master foi elevada em dois graus, de 'BBB (bra)' para 'A-(bra)', pela Fitch Ratings, uma das principais agências especializadas em risco financeiro do mundo. De acordo com a avaliação, a instituição tem perspectiva estável e segue com Notas de Default de Emissor (IDRs) em 'B+' e de viabilidade em 'b+'. 
 

De acordo com o relatório da Fitch Ratings, divulgado nesta quinta-feira (3/10), a elevação da classificação de risco do Banco Master é reflexo da expansão estratégica e das aquisições realizadas pela instituição financeira. Essas ações foram impulsionadas por injeções de capital e pela geração de recursos próprios, além da estabilização do perfil corporativo, com níveis consistentes de liquidez, rentabilidade adequada e ativos estáveis. A instituição financeira reportou um aumento de 29% na receita operacional total no primeiro semestre de 2024 em relação ao ano anterior.
 
 

O relatório pondera que um crescimento baseado em aquisições apresenta riscos naturais, mas destaca que o Banco Master tem demonstrado “efetiva capacidade” de administrar esses desafios. Neste ano, a instituição anunciou as incorporações de produtos como o will bank e o Banco Voiter, que se somam ao cartão Credcesta, voltado para o  setor de crédito consignado.
 
 
 
“Nossa expectativa é cada vez mais alta quando olhamos para o futuro. Temos avançado com nosso modelo de negócios, atualizando nossa política de controle de riscos a partir da diversificação de nossos produtos, canais de distribuição e, vemos, como consequência disso, uma melhora sustentada de resultados”, avalia Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master.
 
 
 
 
 

O CEO da empresa, Augusto Lima, afirma que o objetivo é entregar soluções mais diversificadas, de modo a atender a variados perfis de investidores. “A expansão de nossas operações não é apenas sobre crescimento, mas sobre fazer diferente. Estamos construindo uma relação de confiança com nossos clientes, oferecendo soluções que realmente atendem às necessidades de cada um”, comenta.
 
 

Ainda segundo o relatório, o índice do Capital Principal do Banco Master foi de 10,9% no primeiro semestre de 2024, percentual que está no mesmo patamar daqueles alcançados por instituições financeiras semelhantes.  Além disso, a Fitch Ratings considera que o banco enfrenta desafios relacionados à volatilidade dos resultados e à qualidade dos ativos, que aumentou para 7,5% no primeiro semestre de 2024, porém projeta que esse indicador deve permanecer elevado ao longo dos próximos anos. A expectativa da agência é que a instituição financeira aumente a retenção da carteira de crédito, o que deve contribuir para a manutenção dos índices de rentabilidade a médio prazo.
 


Outras iniciativas da empresa incluem o desenvolvimento de um banco próprio de investimentos e a gestão de patrimônio, combinadas a estratégias de valorização do clima organizacional.
 
 
 

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay