A prefeitura da capital mineira vai conceder um desconto de 5% para quem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de maneira antecipada, em 2025. A taxa foi estabelecida por um decreto do chefe do Executivo Municipal, Fuad Noman (PSD), publicado no Diário Oficial do Município ontem (28/12).


Apesar da medida, ainda não foi divulgado o calendário de pagamento do IPTU e nem o percentual de reajuste do imposto. Segundo a administração da capital mineira, novas informações serão divulgadas amanhã (30/12).



Câncer infantil: idas periódicas ao pediatra e pais conscientes para a cura


Para o exercício financeiro de 2024, o poder público havia concedido um desconto de 6% no pagamento antecipado, sendo que o reajuste do imposto foi de 4,72% – pouco acima da inflação acumulada do período. Na época, a quitação à vista pôde ser feito pelo contribuinte até o dia 31 de janeiro e o parcelamento, por sua vez, em até 11 prestações.

Brasil registra em torno de 300 mil bebês prematuros por ano


O valor total lançado com o IPTU foi de R$ 2,5 bilhões, em 2024, e a expectativa de arrecadação era de R$ 2,1 bilhões, considerando uma taxa de adimplência estimada em 84%. Ao todo, foram 770 mil imóveis com lançamento de IPTU e taxas em 2024.

Febrefobia: entenda o medo dos pais sobre mudança de temperatura da criança


De acordo com dados mais recentes do painel de Cadastro de Imóveis da Secretaria Municipal de Fazenda, BH tem 884.293 imóveis registrados, sendo que 690 mil não possuem nenhum tipo de isenção no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

 
compartilhe