O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será realizado nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas para mais de 3,9 milhões de pessoas.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Assim, muitos alunos se dedicam o ano todo para realizar bem a prova. Entretanto, se o candidato não seguir algumas regras podem ser desclassificados. Por isso, o Estado de Minas traz as principais informações para os estudantes que irão fazer o Enem 2023, como dicas, horários, o que levar e etc.
Prova
A prova é realizada em dois dias diferentes. No primeiro dia são 90 questões distribuídas entre 45 questões de Linguagens, sendo 5 de Inglês ou Espanhol e 45 de Ciências Humanas.
Além disso, no primeiro dia tem a famosa Redação, que vale 1000 pontos. Se não quiser zerar, o candidato deve escrever entre 7 e 30 linhas, respeitando as regras de coesão e coerência, sem fugir ao tema.
No segundo dia, serão mais 90 questões, divididas em 45 de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
Horários
No dia 5 de novembro as provas acontecem de 13h30 às 19h. A abertura do portão é ao meio-dia e fecha às 13h. Caso o candidato chegue depois desse tempo estará proibido de realizar o Enem 2023. Então é recomendável que saia com antecedência de casa para o local da prova, para evitar possíveis dores de cabeça.
Em 12 de novembro o cronograma é praticamente o mesmo, abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. A prova começa às 13h30, a única diferença que termina meia hora antes, às 18h30.
Primeira vez colorida
Neste ano, o Enem terá provas coloridas pela primeira vez em seus 25 anos de história. A iniciativa tem o objetivo de elevar o nível de inclusão e acessibilidade, além de proporcionar uma inovação do ponto de vista pedagógico.
“A prova colorida pode aprimorar a compreensão e leitura para pessoas com deficiência visual ou baixa visão de diversas maneiras. Em primeiro lugar, o uso de cores diferentes pode tornar informações importantes mais distinguíveis. Além disso, o contraste entre as cores pode facilitar a identificação de texto em relação ao fundo, melhorando a legibilidade”, explicou a coordenadora-geral de Exames e Instrumentos do Instituto, Fernanda Cristina dos Santos Campos.
O que levar?
Para identificação do participante no dia da aplicação do exame, serão aceitos documentos de identificação original e com foto. Confira:
- Documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados
- Carteira de Registro Nacional Migratório
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação.
Para fazer a prova, é obrigatório levar:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação válido, físico ou digital.
- Máscaras de proteção contra a covid-19 (exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado)
Aconselhável
- Cartão de Confirmação de Inscrição (onde está o local e a sala de realização da prova);
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
- Ir com roupas mais leves e levar lanche, já que a prova dura mais de cinco horas.
Proibido levar
Antes de entrar na sala, o candidato irá receber um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos embaixo da carteira, com eletrônicos desligados.
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
- Declaração de Comparecimento impressa.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
- Livros, manuais, impressos, anotações.
- Protetor auricular.
- Relógio de qualquer tipo.
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
É proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas.
Resultados
O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado das provas no dia 16 de janeiro de 2024.