O governo de Minas anunciou nesta quarta-feira (19/6) que vai lançar em breve o edital do projeto de capacitação profissional “Trilhas do Futuro” para as instituições de ensino técnico interessadas em participar da 5ª etapa. A nova edição receberá os estudantes em 2025.

 

Para esta edição foram mapeadas mais de 14 mil vagas em todo estado. De acordo com o secretário de Educação de Minas, o crescimento no número de vagas mapeadas reflete a crescente necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores da economia.

 

As áreas mais demandadas incluem Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Serviços, Silvicultura, Eletrônica, e Têxtil e Vestuário. Já os cursos mais procurados para atuar nos setores citados são os de Logística, Segurança do Trabalho, Agronegócio, Administração, Informática, Enfermagem, Mecânica e Mecatrônica.




 

"É com grande satisfação que anunciamos o processo para a quinta edição do Trilhas de Futuro, uma iniciativa que coloca Minas Gerais como referência nacional na disponibilidade  de cursos profissionalizantes", afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.


 

O projeto é destinado, principalmente, a jovens do ensino médio da rede pública. Mas outros candidatos, de todas as idades, também podem participar, como os estudantes que concluíram o ensino médio e estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 

 

“O curso técnico em Enfermagem é uma forma de dar atenção aos meus sonhos. Ter condição financeira para pagar um curso não é fácil e a oportunidade de ter acesso a essa estrutura e cursos de maneira gratuita me ajudou muito”, conta Lídia Santiago Diniz, estudante da quarta edição do projeto, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 

 

As datas completas e os critérios de seleção serão detalhados em breve.

compartilhe