Faltam menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, mas ainda há tempo de se preparar para os domingos e evitar contratempos para além dos estudos.
“O Enem é uma oportunidade importante para muitos jovens que buscam uma vaga no ensino superior, mas, diante do nervosismo, algumas regras básicas podem ser esquecidas”, destaca a pedagoga Marizane Piergentile.
Segundo ela, estar atento a esses detalhes faz toda a diferença para garantir um bom desempenho e evitar surpresas no dia do exame. Pensando nisso, o EM selecionou alguns deslizes sinalizados pela especialista que podem ser evitados.
Levar documento com foto
Apenas o documento oficial com foto é aceito para a realização da prova. Cópias simples, autenticadas ou documentos sem foto não são permitidos.
Nada de caneta azul!
A caneta precisa ser esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Outras cores não são aceitas.
Fique atento aos objetos proibidos
Não é permitido levar lápis, borracha, régua e canetas diferentes da especificada. Dispositivos eletrônicos, fones de ouvido, óculos escuros, relógio digital e bonés também são barrados.
Conheça o local da prova
Verifique com antecedência o endereço e calcule o tempo necessário para chegar ao local, evitando surpresas e atrasos.
Não se atrase
As portas fecham pontualmente. Para não ser barrado e evitar a ansiedade, chegue com antecedência.
Alimentos permitidos
Durante a prova, leve alimentos em embalagens lacradas, como chocolates, barrinhas de cereais e lanches leves para manter a energia.
Não esquece a água!
Garanta uma garrafa de água transparente, sem rótulo, para suportar as longas horas de prova.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Desligue o celular
Mesmo que esteja no modo silencioso ou no modo avião, o aparelho deve ser desligado para evitar desclassificação por uso indevido.
Descansar também é se preparar
Não se sobrecarregue. Uma boa noite de sono é essencial na véspera da prova (e durante a rotina de estudos) para manter a concentração e o raciocínio.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata