A transferência da gestão do Anel Rodoviário para a prefeitura de Belo Horizonte está prevista para ser assinada no início de 2025. Até lá, a prefeitura já se movimenta com planos para melhorar a segurança e reduzir acidentes no trecho. O governo federal aceitou a proposta do prefeito Fuad Noman para municipalizar essa importante via, uma decisão que acarreta diversas responsabilidades e oportunidades para a capital mineira.
A expectativa é que, até a assinatura efetiva do convênio, o município consiga viabilizar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um aporte de R$ 62 milhões. Esses recursos serão fundamentais para iniciar obras nas interseções do Anel, especialmente nas regiões que cruzam com a BR-040 e a Via Expressa próximo à Arena MRV.
O que Muda com a Municipalização do Anel?
Com a municipalização, a prefeitura de Belo Horizonte começa a considerar diversas ações para transformar o Anel Rodoviário em uma via mais segura. Entre as medidas propostas, destaca-se a criação de faixas exclusivas para caminhões, reforçando a fiscalização para evitar que veículos pesados dividam espaço com carros leves.
Além disso, há planos para a construção de novas áreas de escape e a redução dos limites de velocidade, que atualmente são de 80 km/h, podendo ser ajustados para 70 km/h ou até 60 km/h. Tais alterações visam reduzir o risco de acidentes, um problema recorrente no Anel Rodoviário que já resultou em um aumento significativo no número de mortes.
Qual é o Cenário Atual de Acidentes no Anel Rodoviário?
Em 2024, o Anel Rodoviário de Belo Horizonte registrou um número de mortes por acidentes superior ao total do ano de 2023. Até o final de outubro, foram registradas 31 mortes, comparadas às 29 ocorridas em todo o ano anterior. Esses dados provenientes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública destacam a urgência de intervenções para mitigar esse problema.
Nos últimos dez anos, mais de 242 pessoas perderam a vida no Anel, consolidando a necessidade de uma gestão mais eficaz e intervenções estruturais no local. A proposta da prefeitura de assumir a gestão da via inclui a criação de uma diretoria específica dentro da nova Secretaria Municipal de Mobilidade, exclusiva para o Anel Rodoviário.
Rodoanel Metropolitano de BH: Uma Solução em Longo Prazo?
A construção do Rodoanel Metropolitano é vista como uma solução de longo prazo para desafogar o tráfego no Anel. Com quase 100 quilômetros de extensão, essa nova via planeja conectar municípios da Região Metropolitana, desviando o fluxo de veículos e reduzindo possivelmente a quantidade de acidentes.
As obras do Rodoanel estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2025 e levarão entre três a quatro anos para conclusão dos trechos iniciais. No entanto, desafios como o licenciamento ambiental e as desapropriações ainda precisam ser superados para o cronograma seguir conforme o planejado.
Assim, enquanto o Rodoanel não se torna realidade, a municipalização do Anel Rodoviário pode trazer melhorias significativas para a segurança e fluidez do trânsito em Belo Horizonte, priorizando imediatamente medidas que possam salvar vidas.