No cenário atual do mercado automotivo, a Lecar surge como uma luz de esperança para aqueles que desejam ver a indústria automobilística nacional ressurgir. Fundada por Flávio Figueiredo Assis em 2022, a Lecar tem como objetivo se tornar a primeira fabricante moderna de carros elétricos do Brasil. Ela pretende seguir os passos de gigantes como a Tesla, mas com uma abordagem adaptada ao mercado local.
Desde o início, a Lecar tem se mostrado inovadora ao planejar o lançamento de modelos híbridos para o mercado brasileiro. A empresa argumenta que a infraestrutura limitada para carros 100% elétricos no país torna os veículos híbridos uma opção mais viável e prática, além de solucionar problemas relacionados à autonomia e ao custo de produção.
Qual é o Foco Inicial da Lecar no Brasil?
O primeiro projeto da Lecar, conhecido como o modelo 459, é um SUV cupê que busca aliar o design arrojado dos veículos da Tesla com a funcionalidade necessária para o cotidiano brasileiro. A Lecar optou pela motorização híbrida flex, permitindo que o carro rode até 1.000 km com apenas um tanque de combustível. Isso é possível graças a um motor 1.0 turbo, que em conjunto oferece uma potência de 163 cv.
O CEO Flávio Assis destaca que a decisão de produzir inicialmente na China visa acelerar o lançamento do veículo enquanto a fábrica brasileira em Sooretama, no Espírito Santo, ainda está em fase de construção. Essa estratégia permite que a empresa aproveite a expertise chinesa em produção automotiva ao mesmo tempo em que se prepara para a fabricação local.
Quais São os Planos Futuros da Lecar para o Mercado Nacional?
Além do modelo 459, a Lecar tem planos ambiciosos de expansão. A introdução de sua primeira picape híbrida, a chamada “Cyber Campo”, enfatiza o compromisso da marca com a diversificação de seu portfólio. A picape será uma alternativa compacta, destinada a oferecer um veículo utilitário eficiente, combinando elementos de design inspirados na Cybertruck da Tesla.
A fábrica em Sooretama promete ser um centro de produção significativo no Brasil, com capacidade para fabricar até 120 mil veículos por ano. A empresa pretende fazer uso de mão de obra local e aproveitar incentivos fiscais oferecidos na região, ajudando a manter os custos de produção baixos e acelerar o tempo de lançamento dos veículos no mercado.
Como a Lecar Planeja Competir com o Mercado Chinês?
O mercado chinês é conhecido por seus carros elétricos acessíveis e de custo reduzido, e a Lecar busca competir nesse cenário com a tecnologia híbrida flex. Embora reconheça a experiência chinesa no setor, Assis destaca que a Lecar adotará práticas locais, como o uso de sistemas abertos e software de código aberto, para reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias.
A produção de peças no Brasil é outra estratégia para tornar os veículos da Lecar mais competitivos, garantindo uma baixa manutenção e uma logística mais eficiente para o pós-venda. Assim, a Lecar almeja entregar um carro não apenas adaptado para as necessidades locais, mas também economicamente viável para o consumidor brasileiro.
Quais Lições a Lecar está Aprendendo com o Passado?
A história da Gurgel, antiga marca de carros nacional, serve como inspiração para a Lecar. A empresa busca aprender com os acertos e erros do passado para construir um futuro sólido. Em particular, a Gurgel é lembrada por seu pioneirismo em compartilhar peças de outros fabricantes, uma estratégia que a Lecar considera adotar para tornar a produção mais ágil e eficiente.
Com um engenheiro que trabalhou diretamente com a Gurgel no time de desenvolvimento, a Lecar deseja trilhar um caminho que culmine em um carro 100% nacional até 2032, equilibrando inovação e respeito às tradições da indústria automobilística nacional.