O Latin NCAP apresentou recentemente os resultados de segurança para diversos modelos de automóveis produzidos no Brasil, incluindo o Renault Kardian e os modelos Sandero, Logan e Stepway. Enquanto o Kardian alcançou um desempenho satisfatório, ganhando quatro estrelas, os outros modelos obtiveram resultados menos animadores, recebendo zero estrelas. Esses testes são fundamentais para avaliar e promover melhorias nas tecnologias de segurança dos automóveis.
Os testes abrangem uma ampla gama de avaliações, como impacto frontal, lateral e de poste, além de verificações de chicote cervical, proteção para pedestres e sistemas de assistência à condução. Isso ressalta a importância de padrões de segurança mais rigorosos para todos os modelos de veículos, especialmente os populares.
Quais foram os resultados do Renault Kardian?
O Renault Kardian, montado no Brasil, conseguiu um respeitável desempenho nos testes de segurança do Latin NCAP, obtendo quatro estrelas. Este modelo destaca-se por incluir, de série, inovações como seis airbags e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O teste registrou as pontuações seguintes para o Kardian:
- Ocupante adulto: 83,41%
- Ocupante infantil: 82,92%
- Proteção a pedestres e usuários vulneráveis: 47,96%
- Assistência à segurança: 83,78%
A estrutura do Kardian foi considerada estável no impacto frontal, proporcionando uma proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o passageiro. O impacto lateral foi destinado a garantir a boa proteção graças aos airbags de cortina e de corpo. Contudo, os testes sugerem melhorias no impacto lateral de poste, onde a proteção para o peito mostrou-se marginal.
Como os modelos Sandero, Logan e Stepway se saíram nos testes de segurança?
Em contraste com o desempenho do Kardian, os modelos Sandero, Logan e Stepway obtiveram um resultado preocupante, com zero estrelas nos mesmos testes do Latin NCAP. Esses modelos, que vêm com quatro airbags de série e ESC como opcional, mostraram resultados insatisfatórios:
- Ocupante adulto: 32,83%
- Ocupante infantil: 61,22%
- Proteção a pedestres e usuários vulneráveis: 46,30%
- Assistência à segurança: 0,00%
A estrutura foi considerada instável no impacto frontal e apresentou proteção marginal para os ocupantes. A proteção no impacto lateral foi classificada como fraca para o peito e pobre para a cabeça, o que aumenta significativamente o risco de lesões.
Qual a importância destes resultados para o consumidor e para as montadoras?
Resultados como os do Latin NCAP são fundamentais para informar consumidores e pressionar as montadoras a melhorarem a segurança de seus veículos. O desempenho do Renault Kardian foi considerado um avanço significativo, enquanto os resultados dos outros modelos revelam a necessidade de melhorias substanciais, tanto em segurança passiva quanto ativa. Propostas como a implementação de um sistema de rotulagem obrigatória de segurança veicular com classificações de estrelas são fundamentais para que os compradores possam fazer escolhas mais informadas.
Em resumo, os resultados dos testes de segurança incentivam a indústria automotiva a adotar medidas mais rigorosas para garantir que os veículos comercializados na região ofereçam níveis mais elevados de proteção e segurança no trânsito.