O cenário automobilístico brasileiro viu, em 2024, a despedida de diversos modelos de carros que, por anos, ocuparam as concessionárias do país. Em total, foram 13 veículos que saíram de cena, seja por encerramento de produção, fim da importação ou mudança de estratégia das montadoras. Entre eles, modelos icônicos como o Renault Logan e o Chevrolet Cruze que já haviam dado sinais de que seu ciclo estava chegando ao fim.
A saída desses veículos pode não ter sido uma surpresa para muitos, especialmente para aqueles que acompanham de perto a dinâmica do mercado. Um exemplo é o Renault Logan, cujo adeus já era esperado há algum tempo. Contudo, isso não diminui a nostalgia daqueles que se afeiçoaram a esses modelos. Vamos explorar os carros que deixaram um espaço vazio nas garagens brasileiras.
O que aconteceu com o Toyota Yaris Sedan?
O Toyota Yaris Sedan foi um dos modelos afetados pelas mudanças na fábrica de Sorocaba, em São Paulo. A produção do sedã foi descontinuada em novembro, a fim de abrir espaço para o aguardado Yaris Cross. Embora o lançamento do SUV tenha sido postergado para o ano seguinte, o hatch do Yaris ganhou sobrevida por ser o preferido entre os dois estilos. No entanto, tanto o sedan quanto o hatch estão destinados a deixar apenas memórias.
Qual o legado do Renault Logan no Brasil?
O Renault Logan encerrou sua produção no país em outubro de 2024, após 17 anos nas linhas de montagem em São José dos Pinhais, Paraná. Lançado em 2007, o sedan alcançou um ápice de quase 47 mil unidades vendidas em 2014. No entanto, nos últimos anos, suas vendas sofreram um declínio acentuado, com menos de 5 mil unidades vendidas em 2023, o que sinalizou o esgotamento de seu ciclo.
Hyundai Creta Action: mais uma baixa entre os SUVs
A renovação da linha Hyundai Creta resultou na descontinuação do Creta Action, a versão mais antiga do modelo. Com um motor 1.6 que era o último de sua espécie na linha Hyundai, o Creta Action tinha atrativos especialmente para o público PCD, devido ao seu preço acessível. Porém, a substituição pela versão Comfort 1.0 marca um salto significativo no preço, refletindo as mudanças estratégicas da marca.
Chevrolet Cruze: mais um sedã que diz adeus
- Chevrolet Cruze: Um símbolo de estabilidade que esteve presente no Brasil desde 2011.
- A produção foi encerada na Argentina em 2023, e as vendas continuaram até que os estoques se esgotaram.
- Sem sucessores planejados, a GM direciona sua atenção para SUVs e picapes, setores que têm maior demanda atualmente.
O mercado de sedãs médios, como o dominate Toyota Corolla, não deixou muito espaço para concorrência, resultando na retirada de vários modelos, como o Cruze, do mercado brasileiro. Por outro lado, os hatches médios também experimentaram uma diminuição, reforçando a preferência nacional por SUVs e crossovers.
Quais são as perspectivas para o futuro do mercado automotivo brasileiro?
Diante dessas alterações no catálogo de opções disponíveis no Brasil, a tendência observada é o fortalecimento do segmento de SUVs e veículos eletrificados. Montadoras como a GM estão investindo pesadamente em novas tecnologias e arquiteturas de plataforma, como a Ultium, que sustentarão seus lançamentos futuros. Em paralelo, a ascensão dos veículos elétricos e híbridos continua, ainda que de forma lenta em relação a outros mercados.
Com a saída de cena de tantos modelos tradicionais, o mercado brasileiro segue se reinventando, refletindo tanto as novas preferências dos consumidores quanto as diretrizes estratégicas das montadoras globais. Será interessante observar como essas mudanças moldarão o parque automotivo nos próximos anos.