O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou as datas para o pagamento das aposentadorias, pensões e outros benefícios referentes a 2025. Os beneficiários devem prestar atenção ao cronograma, que utiliza o último número do benefício como referência de pagamento. Isso pode ser conferido tanto no cartão do beneficiário quanto pelo aplicativo Meu INSS.
Tradicionalmente, o INSS inicia os depósitos na última semana do mês vigente, estendendo-se até a primeira semana do mês subsequente. No entanto, os pagamentos são organizados de acordo com o valor do benefício e o dígito final do número do cartão.
Como Funciona o Pagamento dos Benefícios do INSS?
O cronograma de pagamentos é dividido em duas principais categorias: beneficiários que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem acima desse valor. Para quem ganha o piso salarial, os depósitos ocorrem em dias alternados para diferentes finais de cartão, começando no final de janeiro.
Beneficiários que recebem valores superiores só terão acesso aos seus vencimentos a partir da segunda semana de fevereiro. Para eles, o método de pagamento inclui duas numerações finais por dia, agilizando o processo de transferências.
Calendário de Pagamento do INSS: Detalhamentos Importantes
Para um entendimento mais claro, é essencial reconhecer a estrutura do número do benefício, que é composto por nove dígitos. Na leitura do cronograma, o dígito que antecede o hífen é o utilizado como referência principal para determinar o dia de recebimento do benefício.
- Cartão final 1: pagamento em 27 de janeiro;
- Cartão final 2: pagamento em 28 de janeiro;
- Cartão final 3: pagamento em 29 de janeiro;
- Cartão final 4: pagamento em 30 de janeiro;
- Cartão final 5: pagamento em 31 de janeiro;
- Cartão final 6: pagamento em 3 de fevereiro;
- Cartão final 7: pagamento em 4 de fevereiro;
- Cartão final 8: pagamento em 5 de fevereiro;
- Cartão final 9: pagamento em 6 de fevereiro;
- Cartão final 0: pagamento em 7 de fevereiro.
Quando Quem Recebe Acima do Piso Será Pago?
Os beneficiários do INSS que recebem valores superiores ao salário mínimo têm um cronograma de pagamento diferenciado, que inicia na segunda semana de fevereiro. Os depósitos para esses beneficiários seguem o seguinte esquema:
- Cartão final 1 e 6: pagamento em 3 de fevereiro;
- Cartão final 2 e 7: pagamento em 4 de fevereiro;
- Cartão final 3 e 8: pagamento em 5 de fevereiro;
- Cartão final 4 e 9: pagamento em 6 de fevereiro;
- Cartão final 5 e 0: pagamento em 7 de fevereiro.
Como Acessar Informações e Receber Benefícios?
Os beneficiários que buscam por mais informações sobre seus pagamentos ou desejam consultar detalhes adicionais podem fazê-lo através do aplicativo Meu INSS ou visitando uma agência da Previdência Social. Ambos os métodos fornecem esclarecimentos detalhados sobre o cronograma de pagamentos e permitem o acesso rápido às informações pessoais de benefício.