A construção da nova rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, localizada no oeste do Paraná, representa um marco significativo na infraestrutura viária da região. Este empreendimento está sendo desenvolvido em uma parceria estratégica entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelo financiamento. A administração e fiscalização das obras estão a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Com 52,95% das obras concluídas até dezembro de 2024, a rodovia é vista como crucial para o desenvolvimento local, facilitando o transporte e potencializando o comércio na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Este projeto de R$ 72,4 milhões inclui a construção de novas aduanas e a melhoria nas condições de tráfego.
Quais são as melhorias estruturais planejadas?
A rodovia Perimetral Leste incluirá duas novas aduanas estratégicas. Uma será localizada próxima à Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a outra junto à Ponte Tancredo Neves, na divisa com a Argentina. Estas aduanas têm um papel crucial na facilitação do fluxo de bens e pessoas entre os países, e suas construções estão em diferentes fases de conclusão.
No caso da aduana Brasil-Paraguai, a estrutura principal já está na fase de acabamento, com serviços de apoio e instalações adicionais em andamento. Já a aduana Brasil-Argentina está na fase de montagem das estruturas metálicas, o que demonstra progresso, ainda que em uma etapa anterior.
Impactos nas vias de acesso e infraestrutura viária
Um dos principais focos do projeto é a terraplenagem e pavimentação das novas vias de acesso. Estes trabalhos são fundamentais para conectar os viadutos das avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina, além do viaduto na interseção com a BR-277. A terraplenagem está progredindo, com esforços também concentrados em desvios da rede elétrica e construção de contenções de aterros.
Outro aspecto importante é a pavimentação em blocos de concreto intertravados, que já se encontra em etapa final nas áreas de estacionamento das novas aduanas. Esta abordagem oferece maior durabilidade e estabilidade às superfícies, sendo adequada ao tráfego intenso esperado.
Qual é a perspectiva para a conclusão e o impacto econômico?
A expectativa é que a conclusão da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu traga uma série de benefícios econômicos e logísticos para a região. A melhoria nas condições de tráfego e o tempo reduzido de viagem podem estimular o comércio e o turismo, dois pilares econômicos importantes para Foz do Iguaçu. A integração eficiente das rotas de transporte pode também atrair novos investimentos e aumentar a competitividade da região no cenário internacional.
Além disso, as obras fazem parte de um pacote mais amplo de investimentos em rodovias no Paraná, que totaliza cerca de R$ 4 bilhões. Este contexto sublinha tanto a importância regional da Perimetral Leste quanto seu papel no apoio à infraestrutura econômica nacional.
Transparência e acompanhamento das obras
Para manter o público informado, o DER/PR publica boletins mensais sobre o andamento das obras. Esta iniciativa visa garantir a transparência e permitir que cidadãos e interessados possam acompanhar o progresso e desafios enfrentados ao longo do desenvolvimento do projeto. A comunicação aberta reforça o compromisso com a responsabilidade pública e com a eficiência na execução das obras.
Ao monitorar de perto cada etapa, o projeto visa não apenas atender aos prazos estabelecidos, mas também entregar uma infraestrutura de qualidade que atenda às demandas atuais e futuras da região.