Com o avanço da tecnologia, os automóveis estão se tornando mais seguros a cada ano. No entanto, ainda existem modelos que não conseguem atingir boas notas nos testes de segurança veicular. Na América Latina e Caribe, o Latin NCAP é a organização responsável por avaliar a segurança dos veículos por meio de colisões controladas. Em 2024, alguns destes automóveis apresentaram resultados preocupantes.
O Latin NCAP testa veículos em várias categorias, incluindo proteção para passageiros adultos e crianças, além da segurança em impactos com pedestres. Alguns modelos conhecidos no mercado regional como Renault Sandero, Logan, e Citroën C3, entre outros, não obtiveram sucesso nessas avaliações. A seguir está um resumo dos carros que não conseguiram atingir boas classificações nos testes recentes.
Quais carros zeraram no Latin NCAP em 2024?
Infelizmente, alguns modelos populares não conseguiram pontuar significativamente nos testes do Latin NCAP em 2024. Dentre eles, destacam-se alguns modelos da Renault e Citroën, que apresentaram falhas críticas em segurança. Abaixo, detalhamos os resultados específicos de cada um desses veículos.
Renault Sandero, Logan e Stepway
Projetos baseados na mesma estrutura, o Renault Sandero, junto com Logan e Stepway, obteve zero estrelas nos testes do Latin NCAP. Somente o Sandero foi testado, mas as conclusões foram aplicadas ao Logan e Stepway. O desempenho decepcionante destacou a necessidade de melhorias significativas em segurança para passageiros adultos, crianças e na assistência de segurança.
- Proteção para adultos: 32,83%
- Proteção para crianças: 61,22%
- Proteção em impacto com pedestres: 46,30%
- Assistência à segurança: 0%
Citroën C3 Aircross
Mesmo equipado com dois airbags, o Citroën C3 Aircross não conseguiu passar ileso pelos testes de segurança. A proteção fraca para o peito do passageiro da frente em impactos frontais e a intrusão significativa no teste de impacto lateral foram questões-chave que contribuíram para a sua pontuação insatisfatória.
- Proteção para adultos: 33,01%
- Proteção para crianças: 11,37%
- Proteção em impacto com pedestres: 49,57%
- Assistência à segurança: 34,88%
Neta Aya e Jac E-JS1: Lições do Mercado Chinês
Modelos provenientes de montadoras chinesas, como o Neta Aya e Jac E-JS1, também enfrentaram dificuldades em suas avaliações de segurança. O Neta Aya destacou-se negativamente durante os testes do Asean NCAP com quase nenhuma proteção em acidentes, e o Jac E-JS1, primeiro carro elétrico testado pelo Latin NCAP, mostrou-se deficiente em várias áreas críticas.
- Neta Aya
- Proteção para adultos: 7,89%
- Proteção para crianças: 13,51%
- Impacto com motociclista: 0%
- Assistência à segurança: 7,14%
- Jac E-JS1
- Proteção para adultos: 0%
- Proteção para crianças: 6%
- Proteção em impacto com pedestres: 20%
- Assistência à segurança: 7%
Citroën C3: Preocupações com Estrutura e Segurança
O Citroën C3, reconhecido por ser um dos modelos mais acessíveis da montadora, também apresentou resultados abaixo do esperado nos testes de colisão do Latin NCAP. Dentre os pontos críticos, foram identificadas questões como a estrutura instável do veículo e a falta de mecanismos adequados para proteção lateral da cabeça, além da ausência de alerta de uso dos cintos de segurança.
- Proteção para adultos: 30,52%
- Proteção para crianças: 12,10%
- Proteção em impacto com pedestres: 49,74%
- Assistência à segurança: 34,88%
A segurança veicular é um aspecto essencial que não deve ser comprometido em nenhum caso. Embora algumas marcas ainda enfrentem desafios para alcançar os padrões esperados, eventos como os testes do Latin NCAP são fundamentais para estimular a inovação e garantir a proteção dos consumidores. É crucial que as montadoras utilizem esses resultados como ponto de partida para implementar melhorias significativas em seus produtos.