O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) abre, em julho, 329 vagas para homens e mulheres. Os editais, já publicados, são para os cursos de Formação de Oficiais (CFO), Formação de Soldados e de Soldados (CFSd), Especialistas (CFSd Especialistas) e Estágio Preparatório de Saúde (EPOSau).
O ingresso na instituição exige requisitos comuns para todos os editais, como possuir idoneidade moral; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica e ter sanidade física e mental. Atualmente, em cumprimento a Lei Complementar nº 168/23, também é exigido o nível de escolaridade superior e CNH ou permissão para dirigir, no mínimo categoria B.
O prazo para as inscrições será aberto no dia 22 de julho e vai até 23 de agosto. O processo será realizado via site: www.idecan.org.br.
O valor da inscrição é R$ 220 para o CFO 2025 e EPOSau 2025 e as provas ocorrerão no dia 22 de setembro. Já os CFSd e CFSd Especialista têm a inscrição no valor de R$ 101 e as provas serão aplicadas em 29 de setembro.
Novidades
Para o concurso do CFO 2025 será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, na modalidade de bacharelado ou de licenciatura, ou seja, não há restrição de curso. Já para o CFSd 2025 será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, sendo o curso superior bacharelado, licenciatura, tecnólogo, sequencial.
Para o CFSd Esp (mecânicos, desenvolvedor e técnico em telecomunicações), os candidatos deverão possuir curso de nível superior em qualquer área, e também, o curso técnico na área da especialidade a qual concorre.
Para o cargo de músico, os candidatos deverão possuir apenas curso de nível superior em qualquer área.
Para o EPOSau, o interessado deve ter curso de graduação relacionado à categoria profissional para qual concorre, e possuir inscrição ativa da categoria Enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem ou na categoria de Psicologia no Conselho Regional de Psicologia da respectiva unidade federativa vinculada.
Outra novidade é a ampla concorrência em todos os três concursos, ou seja, não haverá delimitação para as vagas femininas. Contudo, as provas físicas permanecem com tabelas diferenciadas para homens e mulheres.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice